O Governo do Estado atualizou o mapa da nova Matriz de Risco para o contágio do novo Coronavírus (Covid-19) neste domingo (24). E Guaçuí está entre os municípios que ficaram classificados como Risco Moderado (Amarelo). Com isso, novas medidas serão adotadas pela Prefeitura que serão regulamentadas em decreto municipal a ser publicado nesta segunda (25), incluindo a abertura das academias, seguindo o que foi decidido pelo governo.
Com a matriz antiga, oito municípios estavam classificados como Risco Alto. Com a nova, esse número subiu para 11. São eles Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Marataízes, Presidente Kennedy e Boa Esperança. O mapa também teve um aumento no número de municípios que estão como Risco Moderado, com a nova matriz, subindo de 22 para 48, entre estes Guaçuí. Os demais 18 municípios estão classificados em Risco Baixo (veja relação).
Para esta nova classificação, foram mantidos como critérios o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Mas também leva em consideração os índices de isolamento social e letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos que é considerada como grupo de risco.
Por meio da soma desses fatores, os municípios foram classificados em risco baixo (verde), moderado (amarelo), alto ou extremo (vermelho). Cada um desses fatores terá um peso na classificação de risco das cidades. O número de casos registrados terá peso de 50%, o índice de letalidade corresponderá a 20% e os percentuais de leitos disponíveis, isolamento e de pessoas acima de 60 anos, a 10%.
Se a ocupação dos leitos de UTI chegarem a 91%, será decretado bloqueio total (lockdonw) nos municípios que estiverem classificados como Risco Extremo. A taxa de ocupação, atualmente está em 74,63%.
Academias
Quanto ao funcionamento das academias, de acordo com o Capítulo V, da Portaria 94-R, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), publicado no Diário Oficial do Estado, de sábado (23), que será acompanhado pela Prefeitura de Guaçuí, em qualquer um dos níveis de classificação de risco dos Municípios, está vedada a prática de esportes de contato e esportes em que sejam compartilhados materiais ou equipamentos, tais como lutas, vôlei, basquete e futebol. No caso das academias de lutas e esportes coletivos, que estão abrangidas, podem acontecer atividades sem contato físico.
A portaria considera como atividades aeróbicas, as práticas de esteira, bicicleta, simuladores de escada, dança, crossfit, natação, hidroginástica e similares. Enquanto as atividades não aeróbicas são as práticas de musculação, pilates, funcional, alongamento, ioga e similares. E o funcionamento deverá ser realizado apenas com agendamento de horários, visando garantir o controle do número máximo de frequentadores estabelecidos pelo enquadramento de risco do município.
No caso de Guaçuí, que está classificado como Risco Moderado, as medidas são as mesmas do Risco Alto. Sendo assim, só poderão funcionar apenas para a realização de atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto, garantindo sempre espaçamento mínimo de 4 metros entre aparelhos e usuários, seguindo limites de lotação que estão determinados na Portaria da Sesa, que varia conforme o tamanho do estabelecimento, publicado no Diário Oficial do Estado, de sábado (23).
Também não está permitido o atendimento de pessoas que se enquadrem nos parâmetros de Grupo de Risco estabelecidos pelo Boletim Epidemiológico Especial 7 – COE Coronavirus, do Ministério da Saúde, exceto atendimento domiciliar por profissional autônomo. E muito menos de pessoas com sintomas de síndromes gripais ou que tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados com COVID -19. E também deverão ser adotados procedimentos obrigatórios de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) para o funcionamento das atividades das academias, ligadas à higienização do local e aparelhos utilizados, que também estão especificados na portaria da Sesa.