O Encontro Nacional da Enactus Brasil (ENEB) reúne universitários, líderes acadêmicos e executivos para interagir, trocar experiências e apresentar os resultados do impacto que promovem em suas cidades e regiões através de projetos de empreendedorismo social e sustentável. Nos 4 dias de evento, os estudantes participam de palestras e rodas de conversa com executivos de grandes empresas nacionais.
No Brasil, atualmente, são 133 times com mais de 2.800 estudantes. O programa Enactus oferece acesso a diversas oportunidades de aprendizagem e conexão com o ecossistema de negócios global, servindo de ponte entre o mundo acadêmico e o mundo corporativo, utilizando princípios de negócios e inovação para beneficiar pessoas e meio ambiente, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
O time Enactus UFES Vitória, composto por 25 membros dos campus de Goiabeiras e Maruípe, vai participar pela 6ª vez do evento e acumula conquistas e muitos prêmios. Com 3 projetos sociais em vigor na região, a equipe impacta diretamente mais de 70 famílias capixabas.
Conheça os projetos:
A Roka surgiu da necessidade de levar a coleta seletiva a pessoas em áreas de vulnerabilidade social. O projeto desenvolveu um sistema que dá um destino adequado aos resíduos plásticos coletados nas casas cadastradas e converte-os em uma moeda social que, por sua vez, contribui para o fortalecimento econômico da região de Jesus de Nazareth, bairro atendido pela Roka.
Já a Faelo, funciona como um marketplace que auxilia os artistas da cena capixaba na divulgação, venda e promoção de seus trabalhos.
O Poti, mais novo projeto do time, coleta os insumos de camarão, que atualmente são totalmente descartados, e transforma-os em uma farinha saborosa, que além de ser novidade no mercado capixaba, é rica em nutrientes, pois possui elementos como a quitosana em sua composição.