Imagens de símbolos marcantes do Espírito Santo, como o Convento da Penha, a Terceira Ponte, o Grande Buda e outros elementos da identidade capixaba, agora estampam as latinhas colecionáveis de Guaraná Coroa. A iniciativa do Grupo Coroa faz parte da campanha ÍconES, criada com o objetivo de valorizar e divulgar os ícones que representam a essência, a cultura e as belezas do Estado.
As latinhas colecionáveis surgiram em 2023, com a campanha de aniversário de 90 anos da Coroa, mas o sucesso foi tanto que o grupo resolveu transformar a ação em uma campanha individual e trazer alguns rótulos inéditos.
A produção da campanha foi inteiramente realizada por profissionais capixabas. Responsável pelos rótulos, o designer Antoniony Vieira conta que buscou inspiração nos principais símbolos que fazem parte da memória afetiva e da identidade cultural do Espírito Santo.
“A ideia da campanha é valorizar o que o nosso estado tem de mais marcante, por isso as latas foram criadas com ilustrações que representam a cultura, os pontos turísticos e as tradições capixabas. No processo criativo, me inspirei na forte conexão emocional que existe entre a Coroa e o povo capixaba ao longo desses muitos anos. Trabalhei para desenvolver uma identidade visual leve, colorida e ao mesmo tempo elegante, que exaltasse a importância da marca. A intenção é que as pessoas sintam orgulho ao ter uma dessas latinhas nas mãos”, destacou Antoniony.
A música usada para gravação do vídeo de TV passando por alguns dos ícones capixabas traz o ritmo do rap de autoria do MC Capixaba Samuka, de Aracruz. O beat e mixagem foram feitos pelos dj’s Levi e Vitinho, de Vitória. Segundo Samuka, os profissionais escolheram incluir o som do cavaquinho tornar a música mais comunicativa. “Foi uma experiência fantástica participar desse projeto porque lembro que quando era criança meu pai levava refriegrante Coroa para nosso almoço e hoje tenho a oportunidade de fazer a música que embala a campanha da Marca, representando minha arte. É incrível”, afirmou Samuka.
Para o gerente de marketing do Grupo, Raony Rocio, inserir artistas regionais nessa ação é crucial para fortalecer a conexão com a identidade local e valorizar a cultura do Espírito Santo. “Nossos artistas trazem autenticidade e um entendimento profundo dos símbolos e tradições do estado. Além disso, apoiar talentos locais não só promove a cultura regional, mas também cria um vínculo mais significativo entre a marca e o público, celebrando e enaltecendo as verdadeiras raízes do Espírito Santo.”
“Foi uma experiência incrível poder retratar os encantos do Espírito Santo de forma criativa, usando as latinhas como tela para nossos pontos turísticos. É sempre gratificante integrar projetos que valorizam as belezas do nosso estado. Sem dúvida, foi uma produção diferente, envolvente e que me encheu de orgulho por poder contribuir com algo tão autêntico e representativo”, destacou o videomaker responsável pelo clipe, Emílio Lopez.
Junto com as latinhas, também foi produzida a Caixa ÍconES, onde os colecionadores podem armazenar todas as latinhas colecionáveis em um só lugar, além de servir como decoração. As caixas foram produzidas e pintadas à mão, uma a uma, pela artista capixaba Alexana Jordão, que usou uma paleta de cores secundárias e fez formas orgânicas arredondadas para dar a sensação de algo confortável e refrescante. “Esse trabalho resgatou em mim memórias de infância por conta do refrigente. Fiquei pintando caixas até mais tarde para conseguir que tudo saísse perfeito com muita felicidade”, relatou a artista.
Veja quais são os ícones que estarão disponíveis para colecionar:
- Grande Buda de Ibiraçu
- Igreja Reis Magos – Nova Almeida
- Santuário de Santo Antônio
- Convento da Penha
- Festa da Polenta
- Torta e Moqueca Capixaba
- Terceira Ponte
- Portal de Domingos Martins