Garrafas recicladas viram vassouras e renda para cegos no ES

O valor das vassouras vendidas é revertido para manter o projeto que funciona em Vila Velha

Por Redação
Foto: Reprodução / TV SIM / SBT

A União de Cegos D. Pedro II (Unicep), organização tradicional de Vila Velha, mantém um projeto sustentável que une reciclagem de garrafas PET e reabilitação profissional de pessoas com deficiência visual. É o Projeto ‘Cego Faz’ que transforma garrafas descartáveis em vassouras artesanais, contribuindo com o meio ambiente e gerando renda para a instituição.

No local, todo o processo é feito por pessoas cegas: o plástico é cortado, desfiado e cozido por 30 minutos antes de ser transformado em vassouras. A renda das vassouras vendidas é revertida para manter o projeto.

Como funciona?

Para produzir uma vassoura pequena, do modelo usado normalmente em casa, são usadas 13 garrafas PET, enquanto as maiores, do tipo utilizadas por garis, levam 20 garrafas.

Segundo o presidente da Unicep, Carlos Ajur, o projeto sobrevive com as doações.  “A gente hoje tem uma falta muito grande de garrafas PET. Precisamos muito. Pessoas e condomínios que quiserem ajudar podem contribuir. Além da reabilitação das pessoas cegas, a receita da venda dos produtos ajuda a manter o projeto”, comenta.

O repórter Jean Walcher, da TV SIM/SBT visitou a sede do projeto e topou participar da produção vendado, para experimentar de perto a rotina dos participantes. Será que deu certo? Assista:

Histórico

Fundada em 1º de dezembro de 1979, a Unicep é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve atendimentos de reabilitação, ações de profissionalização, educação especial, saúde, esporte e inclusão social para pessoas com deficiência visual.

Como ajudar

Quem quiser colaborar pode doar garrafas PET ou conhecer de perto o trabalho da organização. Também é possível comprar as vassouras, que podem ser adquiridas nas ruas, por vendedores que passam de porta em porta, ou diretamente na sede da Unicep, localizada na Rua Rosa, sem número, no bairro Jardim Colorado, em Vila Velha. Clique aqui e saiba mais!

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.