Dados do primeiro semestre de 2025 mostram uma redução significativa em todos os principais indicadores de violência no município de Fundão, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números são atribuídos a um esforço integrado envolvendo a gestão municipal com as forças de segurança pública, em ações de prevenção, reforço policial e proximidade com a comunidade.
Os números revela a queda de 92% nos casos de furto e roubo de veículos. Foram apenas três registros em 2025, contra 35 ocorrências no primeiro semestre de 2024. Também houve redução de 38% nos crimes contra o patrimônio; 43% no número de assaltos; 40% nos homicídios e 37% nos crimes contra a mulher, com destaque para mais de um ano sem feminicídio consumado no município.
A reabertura do Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Timbuí, somada à intensificação do patrulhamento, a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e ao fortalecimento do diálogo entre a Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e sociedade civil organizada, foram consideradas ações essenciais para os resultados positivos.
“Unimos forças, quebramos tabus e reduzimos o crime como nunca antes — segurança é base para progresso, e seguimos firmes com o propósito de finalizarmos o ano mantendo recorde histórico”, afirma o delegado titular de Fundão, Leandro Sperandio.
“Segurança não é só patrulhamento, é também presença do poder público e respeito às pessoas. Os dados mostram que Fundão está no caminho certo. Estamos cuidando da cidade em todos os sentidos, inclusive com ações que promovem paz, proteção e confiança na vida comunitária”, destaca o prefeito de Fundão, Eleazar Lopes.
Ele disse ainda que os números reafirmam o compromisso de Fundão com a segurança e mostram que, com união e responsabilidade, é possível proteger a população e construir um ambiente mais justo e tranquilo para todos.