Frio fora de época bate recordes no Espírito Santo

Frente fria seguida de ar polar mantém tempo nublado e frio no Estado, com recordes de temperatura em três cidades

Por Redação
Foto: Danielli Saquetto

Um mês após o início da primavera, o clima no Espírito Santo tem surpreendido com dias frios e nublados, mais comuns no inverno. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda nas temperaturas é resultado da atuação de uma frente fria que passou pelo estado entre o último domingo (19) e segunda-feira (20), trazendo chuva e, na sequência, uma massa de ar polar que se espalhou sobre a região.

O fenômeno, segundo o Inmet, está associado a um sistema de alta pressão atmosférica, cujo centro está localizado sobre o oceano, nas imediações da Região Sul do país. Esse sistema transporta o ar frio do mar para o continente, além de trazer umidade, o que tem mantido o tempo nublado desde o litoral do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo. A cobertura de nuvens impede o aquecimento ao longo do dia, contribuindo para temperaturas baixas e constantes.

Recordes de frio em municípios capixabas

Três cidades do Espírito Santo registraram temperaturas recordes para o mês de outubro, de acordo com dados do Inmet. Na manhã desta terça-feira (21), Venda Nova do Imigrante e Vila Velha marcaram, respectivamente, 10,9 °C e 14,7 °C – os menores valores para o mês desde 2018.

Já no dia 1º de outubro, o município de Marilândia também bateu recorde ao registrar mínima de 13,8 °C. O último recorde na cidade havia sido de 16 °C, em 2022.

A Climatempo, empresa especializada em meteorologia, reforça que a massa de ar polar que atinge o país é considerada intensa para os padrões da primavera. O sistema tem provocado quedas acentuadas de temperatura principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com manhãs marcadas por frio incomum para esta época do ano.

Quando o tempo volta a esquentar?

A previsão do tempo indica que o frio deve continuar ao longo da semana, mas com tendência de enfraquecimento gradual da massa de ar polar. Segundo o Inmet, as temperaturas devem seguir amenas até sexta-feira (24), com expectativa de elevação mais significativa apenas no fim de semana.

Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que, nesta quarta-feira (22), a instabilidade perde força e o sol volta a aparecer em algumas regiões, com leve elevação nas temperaturas. Ainda assim, há possibilidade de chuva em boa parte do estado.

Na quinta-feira (23), o transporte de umidade do mar para o continente deve provocar pancadas de chuva esparsas em todas as regiões capixabas, embora as temperaturas continuem subindo gradualmente. Já na sexta-feira (24), a previsão é de sol entre muitas nuvens, com possibilidade de chuva em alguns momentos do dia, também devido à umidade trazida pelos ventos costeiros.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.