Fortes chuvas atingiram o município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, neste sábado (4), e causaram alguns transtornos. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a cidade registrou aproximadamente 25 milímetros de chuva.
Duas ocorrências foram registradas, mas sem vítimas: uma queda de árvore no bairro Nova Brasília, que atingiu o telhado de uma residência, e uma queda de barreira no bairro São Luiz Gonzaga.
Equipes foram mobilizadas para atender à população e minimizar os danos. A Defesa Civil Municipal, as Secretarias de Obras, Manutenção e Serviços, e a Guarda Civil Municipal foram acionadas para dar apoio nas áreas mais afetadas.
Segundo o prefeito Theodorico Ferraço, a Prefeitura está trabalhando para resolver os problemas causados pela chuva e garantir a segurança da população:
“Problemas existem e fomos eleitos para dar a solução. Inicialmente, constatamos que há um grande volume de bueiros entupidos na cidade, e vamos resolver essa questão providenciando a limpeza. Já acionei o secretário municipal da Fazenda para que possamos destinar os recursos necessários para atendimento das ocorrências relacionadas às chuvas, e também equipar os órgãos que atuam diretamente nessas situações. Cachoeiro não suporta mais o excesso de águas sem uma solução. Não vamos reclamar, pois, unidos com fé e muita esperança, encontraremos soluções para dar tranquilidade ao povo de Cachoeiro”, afirmou o prefeito.
Para melhorar a resposta do município a situações de emergência, o prefeito anunciou que, nesta segunda-feira (6), publicará um decreto para a criação do Gabinete de Crise. O objetivo é reunir todos os poderes e secretarias municipais para coordenar as ações em momentos críticos, como o enfrentado nesse sábado.
Prioridade nas obras de macrodrenagem
Ferraço também destacou que as obras de macrodrenagem, essenciais para o controle das águas pluviais e prevenção de alagamentos no bairro Nova Brasília, serão tratadas como prioridade máxima. A empresa responsável pela obra já foi acionada, e a determinação é para que o trabalho seja acelerado ao máximo.
“Determinei que a conclusão das obras de macrodrenagem seja prioridade. Quero que trabalhem aos sábados, domingos, feriados e até à noite. Não há mais o que esperar. O povo e o comércio já sofreram muito com essas obras e temos que pôr fim a isso o quanto antes”, afirmou Ferraço, enfatizando a urgência da conclusão dos trabalhos.