Foto: Reprodução/Negócio Rural
Uma jaguatirica foi encontrada morta às margens da BR-262, em Marechal Floriano, na altura do km 63. O corpo do animal foi visto por um motorista que passava pelo local um pouco antes das 6 da manhã desta segunda-feira (18). A suspeita é de que o felino tenha sido vítima de um atropelamento.
O motorista, Thiago Souza de Oliveira, suspeitou que fosse um filhote de onça-pintada. “Inicialmente pensei que fosse uma jaguatirica, mais comum na região. Eu voltei o carro para mostrar para meus filhos e esposa, e percebi que parecia ser um filhote de onça-pintada”, disse.
Mas, de acordo com a veterinária Kristal Furno, o animal seria uma jaguatirica. “Dá para afirmar que o animal da foto é uma jaguatirica, pela anatomia do crânio, mesmo afetado pelo acidente, pela coloração e tamanho das pintas e pelo porte do animal. Além de que, no pescoço observamos a falta das pintas e há a presença de linhas pretas característica das jaguatiricas, e não das onças”, explicou.
Mesmo não constando na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil, a veterinária informou que a espécie corre risco de extinção na região, pois além dos atropelamentos, é comum jaguatiricas serem mortas por caçadores.
Fonte: Negócio Rural





