Ferrovia Vitória-Rio tem audiências públicas confirmadas

Sessões públicas serão nos dias 27, 29 e 31 de janeiro. As contribuições poderão ser enviadas até 12 de fevereiro

Por Redação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou as datas e locais das audiências públicas que debaterão a concessão para implantação da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). O projeto, que busca conectar os municípios de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, a São João da Barra, no Rio de Janeiro, será discutido em três sessões: a primeira acontece na próxima segunda (27), em Brasília; a segunda na quarta (29), em Vitória; e a última no dia 31 de janeiro, no Rio.

As audiências públicas são paço importante para o projeto avançar até a fase da negociação e construção. Por isso, o objetivo das reuniões é coletar contribuições e sugestões da sociedade para o aprimoramento do projeto.

Estima-se que a implantação da ferrovia possa criar mais de 1.500 vagas diretas. Na foto ao lado, trecho do projeto dentro do Espírito Santo.

FORMATOS DAS AUDIÊNCIAS

As audiências terão formatos variados. Em Brasília, o encontro será híbrido, permitindo participação presencial e virtual, com início às 9h30 no Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 03, lote 10, no Projeto Orla Polo 8.

Já em Vitória, a sessão será presencial e ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053, em Santa Lúcia, também às 9h30.

No Rio de Janeiro, a reunião acontece às 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), situada na Avenida Graça Aranha, número 1, no Centro de Convenções.

ENTENDA O CRONOGRAMA

O QUE É A FERROVIA EF-118

O projeto da ferrovia EF-118 prevê uma extensão total de 575 quilômetros, conectando Santa Leopoldina, no Espírito Santo, a Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O traçado quer integrar a malha ferroviária do Sudeste, ampliando o acesso a importantes terminais portuários e promovendo maior eficiência logística na região. Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram realizados pela Infra S.A., subsidiando as decisões que culminaram no atual processo de concessão.

ETAPA DE SANTA LEOPOLDINA A ANCHIETA

A ferrovia será desenvolvida em diferentes etapas. O trecho de 80 quilômetros entre Santa Leopoldina (no limite com Cariacica) e Anchieta será construído pela Vale como contrapartida pela prorrogação antecipada de suas concessões ferroviárias, passando a integrar o contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

DO LITORAL CAPIXABA ATÉ O PORTO DO AÇU

O segmento de 170 quilômetros entre Anchieta e o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, será objeto da nova concessão em análise, enquanto os 325 quilômetros que conectam o Porto do Açu a Nova Iguaçu foram definidos como um investimento contingente. A execução dessa última etapa ficará sujeita à decisão do poder concedente e a ajustes contratuais por meio de reequilíbrio econômico-financeiro.

Além de discutir aspectos técnicos e logísticos, as audiências públicas representam uma oportunidade para que a sociedade contribua com sugestões que possam aprimorar o projeto.

Os documentos relacionados ao processo e as orientações para envio de propostas estão disponíveis no Sistema ParticipANTT. Contribuições podem ser enviadas até o dia 12 de fevereiro de 2025, e dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail ap014_2024@antt.gov.br.

A IMPORTÂNCIA DA FERROVIA VITÓRIA-RIO

A ferrovia EF-118 é considerada um marco no desenvolvimento econômico e logístico do Sudeste. O projeto deve impulsionar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de reduzir custos logísticos e promover a integração entre portos e polos produtivos.

No Espírito Santo, a iniciativa é vista como estratégica para fortalecer a economia regional, em especial na região sul do estado, onde projetos de infraestrutura são cruciais para o crescimento sustentável.

EMPREGOS

A construção também trará impactos positivos na geração de empregos. Estima-se que a implantação da ferrovia possa criar mais de 1.500 vagas diretas, movimentando o mercado de trabalho local e nacional. Além disso, a ligação ferroviária deverá contribuir para a redução de emissões de carbono, ao substituir o transporte rodoviário por uma alternativa mais sustentável.

As últimas etapas do projeto incluem avanços significativos no Espírito Santo. A Vale se comprometeu a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, que conectará o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, abrangendo 87 quilômetros e consolidando o primeiro trecho da EF-118. O governo federal, por sua vez, já planeja o leilão de concessão da ferrovia, com previsão de investimentos de R$ 4,5 bilhões nos primeiros cinco anos.

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