Já pensou em “entrar” em uma câmera fotográfica? Conhecer por dentro como a mágica do registro da luz acontece… ou melhor: a ciência da câmera escura! Isso é possível na exposição “A Era da Imagem Analógica”, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.
A mostra convida os participantes a conhecerem a história da fotografia de forma interativa, com objetos, equipamentos pré-fotográficos e instalações que mesclam luz, olhar, tecnologia, curiosidade e fantasia. A visitação é gratuita e livre para todas as idades, aberta de quarta a sábado, das 10h às 20h, no Sesc Glória.
Segundo o curador da exposição, Paulo de Barros, o objetivo é que o público compreenda como a câmera escura contribuiu para a alfabetização em novas linguagens universais, como a fotografia e o cinema.
Uma câmera gigante também foi instalada no Centro Cultural para que o público tenha a oportunidade de entrar e, a partir dessa experiência, entender o fenômeno físico que permite a existência da fotografia. A recomendação é que esse espaço seja visitado durante o dia, até às 17 horas, pois depende da luz natural para fazer a “magia” acontecer.
Dentro da câmera gigante, é possível experimentar a percepção que a imagem formada na parede provocou em cientistas, artistas e filósofos, historicamente.
A mostra também conta com espaços que mostram o retrato de silhueta e ainda uma oportunidade do público usar uma “câmara lúcida” para a produção de imagens.
Será possível conhecer ainda fotografias estereoscópicas originais do final do século XIX e início do século XX, além de visualizar imagens em 3D, utilizando réplicas de visores antigos.
Escolas que quiserem levar os alunos para visitar a exposição devem entrar no site do Sesc Glória e fazer o agendamento.
Saiba mais:
Exposição “A era da Imagem Analógica”
Curadoria: Paulo de Barros
Local: Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória-ES
Foyer da entrada e 4º pavimento
Período: 28 de setembro 2024 a 24 de janeiro de 2025
Visitação: de quarta a sábado, das 10h às 20h
Entrada gratuita / Classificação livre