Uma explosão de grande intensidade atingiu uma fábrica de explosivos no final da manhã desta quarta-feira (21), na zona rural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O incidente ocorreu na altura do km 85 da BR-101, na região da Comunidade da Paulista, e deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida.
Uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) foi acionada para realizar o transporte aeromédico da vítima gravemente ferida. O paciente, com extensas queimaduras, foi transportado até o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, unidade referência em atendimento de alta complexidade.
O local atingido pela explosão é a sede da Verde Olívia Indústria Termoquímica, empresa autorizada a fabricar compostos em pó e fertilizantes. A fábrica fica a cerca de 10 quilômetros do centro de São Mateus.
Durante uma vistoria inicial, foram encontrados diversos produtos inflamáveis na área atingida, como hidrossulfeto de sódio, carbonato de cálcio, perclorato de potássio e magnésio de potássio – substâncias utilizadas na produção de fertilizantes.
A explosão foi tão forte que quebrou vidros e danificou telhados de casas próximas. Moradores relataram ter ouvido o estrondo a vários quilômetros de distância.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter o incêndio. A corporação informou que a ocorrência ainda está em andamento e que não há, até o momento, informações sobre a causa do acidente ou a identidade das vítimas.
A Polícia Científica (PCIES) informou que o corpo da vítima será encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Linhares, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
*Com informações do repórter João Batista, do Grupo Sim/São Mateus