Exercício Simulado busca drogas em navio mercante no Complexo de Tubarão

Por Bartolomeu Boeno

 

Com alvo na busca de entorpecentes em navio mercante aconteceu nesta quarta-feira (15), no Complexo de Tubarão, um exercício simulado, nesse sentido,  realizado pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Espírito Santo (Cesportos-ES). Esta Comissão é representada pela  Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, Marinha do Brasil, Autoridade Portuária Vports, Secretaria Estadual de Segurança Pública – SESP, Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, em conjunto com o Porto de Tubarão e com o Terminal de Produtos Siderúrgicos – TPS.

Equipe policial entra no navio./ PF

Em nota a Polícia Federal informou que este simulado “faz parte dos esforços contínuos para garantir os mais altos padrões de segurança nos portos”. O objetivo principal foi atestar a conformidade das instalações portuárias com os requisitos internacionais de segurança, certificados pela Organização Marítima Internacional – IMO. Além disso, o exercício visou aprimorar a cooperação e a coordenação entre os diversos órgãos governamentais responsáveis pela segurança portuária.

Etapas do exercício/PF

Durante o exercício, foram testados os procedimentos de resposta a emergências em caso de ocorrências desta natureza em um navio mercante atracado no porto. As equipes envolvidas atuaram na condução das operações, desde a detecção da ameaça até a retomada das atividades portuárias.

Referência

“A realização deste simulado reforça o compromisso das autoridades e das empresas envolvidas com a segurança e a proteção das instalações portuárias. Ao promover a capacitação das equipes e aprimorar os protocolos de segurança, a Cesportos-ES fortalece a resiliência do complexo portuário e garante a continuidade das operações de forma segura e eficiente, bem como resguarda a imagem comercial internacional do Estado do Espírito Santo”, diz a nota, reforçando: “A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado do Espírito Santo reafirma seu compromisso em colaborar com todos os atores envolvidos na promoção da segurança portuária e se mantém dedicada a garantir que o Estado do Espírito Santo continue sendo uma referência em padrões internacionais de segurança marítima”.

 

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.