O ex-governador Paulo Hartung participou essa semana do Roda Viva, tradicional programa da TV Cultura. No estilo PH de ser, ele defendeu a candidatura de Simone Tebet (MDB), fez algumas críticas ao governador Casagrande (PSB). Mas um dos destaques foi dizer que não vai mais disputar eleições.
Mas não é de agora que ele afirma que não vai mais participar eleições. No final de seu último mandato de governador, Hartung dizia, embora muitos não acreditassem. Hoje ele cumpre o que falou à época.
Em um dos blocos do programa, declara: “É muito importante saber a hora de encerrar o ciclo e eu estou satisfeito com os meus ciclos de participação eletiva”, disse afirmando, porém, que não vai se distanciar do debate e das pautas políticas.
"Acredito que o Luciano Huck tem elementos que são essenciais […] falta o momento certo", afirma @PauloHartung no #RodaViva. pic.twitter.com/0yVUUNzJQu
— Roda Viva (@rodaviva) August 2, 2022
Ele foi também questionado sobre a sondagem para disputar a Presidência da República pelo PSD, a convite do presidente da legenda, Gilberto Kassab, e se havia uma frustração com relação à política. “Quero agradecer ao Kassab pelas palavras generosas”, disse Hartung, citando que já pensava em se aposentar das urnas em 2010, mas que “teve uma recaída” em 2014 – por isso o terceiro mandato como governador.
Questionado por mais de uma vez, Hartung, como sempre, evitou citar as diferenças entre Lula e Bolsonaro, e disse que não concorda com algumas propostas do petista. “O ex-presidente assumiu um caminho muito distante daquilo que eu vejo como necessário para transformar o potencial do nosso país em oportunidades para o nosso povo. Respeito as posições, eu sou um democrata, mas divirjo. Não é esse o caminho que o país precisa (…) O que está sendo discutido é pegar um retrovisor e olhar para trás”. Disse ele.
"O ex-presidente (Lula) assumiu um caminho muito distante do que eu vejo como necessário para transformar o potencial do nosso país", diz Paulo Hartung. #RodaViva@PauloHartungES pic.twitter.com/38lMVfeKwg
— Roda Viva (@rodaviva) August 2, 2022
Enfim, o ex-governador Hartung analisou a participação ativa de militares em cargos no governo federal e em debates políticos. “As Forças Armadas vinham num bom caminho. Desandou nos últimos tempos”. Defendeu um programa robusto de transferência de renda para os mais pobres e disse ter esperança que o Brasil vai encontrar seu rumo.
No #RodaViva, Paulo Hartung fala sobre o papel das Forças Armadas: "Vinha em um caminho bom e desandou nos últimos tempos".@PauloHartungES pic.twitter.com/2bTwCM8A6C
— Roda Viva (@rodaviva) August 2, 2022