Euclério repudia desfile de escola de samba de Cariacica

Por causa de ala sobre o MST, prefeito afirmou que não fará mais repasses à Independente de Boa Vista e que a “responsabilizará de forma cabível”

Por Redação
Foto: Reprodução/Instagram @liesges

*com informações do portal ES360

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), publicou uma nota de repúdio ao desfile da escola de samba Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória. A escola do município participou do desfile do Grupo Especial no Sambão do Povo, na manhã do último domingo (23), e levou para a avenida um enredo em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado.

A reação de Euclério se deu por conta de uma ala da escola que representava o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ensaios e exposições de fotos retratando o cotidiano de participantes do movimento – reunidas, por exemplo, no livro “Terra” – constituem parte muito importante da obra do fotógrafo mineiro mundialmente aclamado.

Classificando o MST como um “movimento criminoso”, o prefeito de Cariacica afirmou que não fará mais repasses de verba pública à Independente de Boa Vista e que a escola será responsabilizada de “forma cabível” pela prefeitura.

Evangélico e pouco afeito ao Carnaval, Euclério não compareceu aos desfiles no Sambão do Povo no último fim de semana.

A vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), desfilou na Boa Vista.

Eis a nota completa de Euclério:

Venho a público me manifestar sobre a polêmica envolvendo o desfile da Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória. A partir deste ano, não faremos mais qualquer repasse à escola. Não compactuo com homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo.

Quando nos apresentaram o projeto, a escola nos informou que faria uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. Em nenhum momento nos informou que levaria para a avenida uma ala do MST.

Não participo do Carnaval e nosso objetivo enquanto prefeitura foi fomentar o movimento cultural de nossa cidade. Contudo, esse erro é inadmissível. Vamos responsabilizar a escola de forma cabível.

O que diz a Boa Vista

A agremiação publicou uma nota na manhã desta quarta-feira (26) destacando que “a Boa Vista tem como propósito principal o fomento à cultura e ao desenvolvimento social” e ressaltando que a representação da ala no desfile “não tem qualquer conotação partidária ou política.”

Veja:

A Escola de Samba Independentes de Boa Vista informa que recebeu com atenção a Nota de Repúdio emitida pelo Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, em relação ao desfile da escola de samba que aconteceu neste último final de semana. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para esclarecer alguns pontos importantes a respeito do enredo e da proposta artística apresentada pela escola.

O desfile deste ano teve como tema a vida e a obra do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente por sua sensível e profunda documentação das questões sociais e ambientais. Salgado, que viveu parte de sua juventude no Espírito Santo, é um dos maiores expoentes da fotografia contemporânea e foi homenageado pela Boa Vista em razão da relevância de sua trajetória e contribuição cultural. Importante ressaltar que Sebastião Salgado passou três anos de sua vida junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizando o trabalho fotográfico retratado em sua obra, que aborda com sensibilidade as lutas e desafios dos trabalhadores rurais brasileiros.

Uma das alas do desfile, intitulada “Terra”, faz referência a um dos livros mais emblemáticos de Sebastião Salgado. Esta obra retrata as lutas, os desafios e a dignidade dos trabalhadores rurais brasileiros em sua busca pela reforma agrária. Assim, a representação apresentada no desfile visou unicamente destacar esse aspecto importante da obra do fotógrafo, evidenciando a realidade de milhares de brasileiros e promovendo uma reflexão sobre o tema, sem qualquer conotação partidária ou política.

A Independente de Boa Vista tem como propósito principal o fomento à cultura e ao desenvolvimento social em nossa comunidade. Além de sua atuação no Carnaval, a escola promove diversos projetos sociais, culturais e educativos que fortalecem os laços comunitários e geram oportunidades para crianças, jovens e adultos ao longo do ano. A Boa Vista também é responsável por gerar emprego e renda, movimentando a economia local e proporcionando oportunidades para muitos trabalhadores que atuam na confecção de fantasias, alegorias e em outras áreas relacionadas ao desfile.

É com tristeza que a escola de samba Independente de Boa Vista, juntamente com seus componentes, desfilantes, torcedores, amantes do Carnaval e da cultura do nosso estado, recebeu a Nota de Repúdio. Sabemos do coração bom de Euclério, por isso, ficamos na expectativa de uma reversão desse posicionamento. A Boa Vista é um dos maiores expoentes da cultura do Espírito Santo, levando o nome de Cariacica para o Brasil e para o mundo.

Reiteramos o respeito pela opinião do prefeito e reforçamos que o desfile buscou enaltecer a arte, a cultura e a história de um brasileiro que tanto orgulha o nosso país.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.