Espírito Santo inspira Nestlé ao relançar chocolate Surpresa

Uma fazenda real, localizada no Norte do Espírito Santo, foi a inspiração da empresa global para todo o designer do relançamento do clássico - famoso dos anos 80 e 90

Por Redação

Um dos doces mais famosos dos anos 1980 e 1990, o Chocolate Surpresa está de volta. Com inspiração em uma fazenda do Espírito Santo, a Nestlé anunciou na terça-feira, 15, o relançamento do clássico para divulgar seu programa de agricultura regenerativa de cacau, que recebeu investimentos de R$ 110 milhões no Brasil. O programa, chamado Nestlé Cocoa Plan, conta com a parceria de 6 mil produtores sustentáveis – inclusive capixabas – e quatro moageiras.

“O retorno do Chocolate Surpresa é uma resposta a milhares de consumidores da Nestlé, que, ao longo do tempo, pediram por sua volta. A novidade passa a fazer parte do portfólio fixo da marca e estará disponível nos supermercados de todo o Brasil a partir de janeiro“, diz o comunicado da fabricante.

QUAIS IMAGENS ICÔNICAS VÃO VOLTAR?

Ainda de acordo com a Nestlé, o chocolate chega em três versões de embalagens ilustradas com animais emblemáticos da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado – a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará –, além de 15 estampas exclusivas nos tabletes.

Todo o projeto de retomada das vendas, passando inclusive pela receita do chocolate Surpresa, levou dois anos.

DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO?

O comunicado de retorno do chocolate Supresa feito pela Nestlé deixa bem claro que a inspiração de todo o designer do projeto aconteceu graças a uma fazenda localizada no território capixaba e nas plantações de cacau da região Norte do Estado.

“Todo o design de “Mundo Surpresa” foi inspirado em visitas realizadas por desenvolvedores a uma fazenda real, integrante do Nestlé Cocoa Plan (NCP), no Espírito Santo. Essa abordagem garantiu autenticidade na adaptação de práticas agrícolas reais para o ambiente digital”, destaca o anúncio da Nestlé.

O cacau cultivado por meio do programa será utilizado na produção do chocolate que marca o retorno do produto ao mercado. Os R$ 110 milhões investidos até agora no Nestlé Cocoa Plan fazem parte do total de R$ 2,7 bilhões destinados à operação de chocolates e biscoitos da Nestlé no Brasil até 2026. Segundo a empresa, o programa foi fundamental para que, em 2024, a Nestlé atingisse a meta de obter 30% de suas principais matérias-primas (cacau, café e leite) provenientes de agricultura regenerativa.

“Para este projeto, visitamos a fazenda São Luiz, em Linhares, Espírito Santo. A visita foi essencial para mergulharmos no universo do cultivo sustentável de cacau e garantir que o jogo transmitisse a realidade desse processo de forma lúdica. Desenvolvemos uma experiência completa que não apenas diverte os jogadores, mas também educa, conectando o público com a importância da sustentabilidade e da biodiversidade brasileira. A colaboração com a Nestlé reflete o nosso compromisso em unir inovação e propósito, mostrando como o universo dos jogos pode ser uma poderosa ferramenta de conscientização”, explica no comunicado Vítor Haueisen, Diretor de Tecnologia da Rogue Unit.

A Rogue Unit é um estúdio de jogos especializado na criação de games e experiências para marcas e comunidades, sendo a primeira e única brasileira acelerada pela Roblox Corp.

A experiência é 100% gratuita e todo o progresso no jogo é baseado no desempenho do jogador, sem custos externos, como reforçou a empresa.

“Relançar um produto icônico como o Chocolate Surpresa, agora com cacau sustentável adquirido por meio do Nestlé Cocoa Plan, reforça nosso compromisso com práticas responsáveis e com a sensibilização para temas urgentes como a preservação ambiental”, destaca Bárbara Sapunar, Diretora Executiva de Transformação Digital e ESG, destacou no aviso da Nestlé”.

FAZENDAS AVALIADAS

As fazendas participantes do programa são avaliadas em 41 critérios de controle estabelecidos pela Nestlé, o que inclui monitoramento de emissões de carbono e treinamentos voltados para jovens agricultores. Com o retorno do Surpresa, a Nestlé busca aliar nostalgia e sustentabilidade.

Além disso, as embalagens da nova versão do chocolate trazem QR Codes que permitem acessar cards digitais e interagir com animais em realidade aumentada, reforçando a mensagem de educação ambiental por meio da inovação tecnológica.

O relançamento busca alcançar Millennials e a Geração Z, ao resgatar a nostalgia do produto, ao mesmo tempo em que reforça mensagens de sustentabilidade e inovação.

Com informações da Agência Estado.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.