A partir deste ano, o Espírito Santo entra no mapa literário nacional e internacional com a primeira edição da Festa Literária Internacional Capixaba, a Flinc. O evento será realizado de 10 a 12 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, e terá entrada gratuita para todos os públicos.
O evento propõe uma festa literária inclusiva, onde todas as vozes são ouvidas. A iniciativa valoriza a diversidade e a representatividade, reforçando que a literatura é de todos e para todos.
O festival também exalta a produção artística e cultural capixaba. Entre esculturas, instalações artísticas e a Mata Atlântica preservada, o Parque se transforma em um espaço de troca, inspiração e expansão da literatura.
Mirella Schena, diretora artístico-cultural do Parque Cultural Casa do Governador, vê a parceria como uma grande oportunidade de abrir o Parque para um novo público ávido a conhecer novos espaços que incentivam a cultura na Grande Vitória.
“Esperamos que a Flinc reafirme também o Parque como esse palco de encontros, trocas e inspirações, aprofundando a conexão da população capixaba com a leitura e, mais uma vez, nos posicionando como um catalisador cultural para nossa região”, disse a diretora.
Autora confirmada
A primeira autora confirmada é Cidinha da Silva. A mineira tem 23 livros publicados e é um dos grandes nomes da literatura contemporânea do Brasil. Entre os destaques das suas obras estão “Um Exu em Nova York” (Biblioteca Nacional, 2019) e “O mar de Manu” (APCA, 2021 – melhor livro infantil). Cidinha ainda foi semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 com o livro “Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo”, publicado pela Autêntica.
Serviço
Festa Literária Internacional Capixaba – Flinc
Data: 10 a 12 de outubro
Local: Parque Cultural Casa do Governador (R. Santa Luzia, s/n – Praia da Costa)
Entrada gratuita