O Espírito Santo está sob três alertas meteorológicos de acumulado de chuva emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (22). Os avisos seguem válidos até sábado (24) e abrangem todos os municípios capixabas, com níveis de risco que variam entre perigo potencial, perigo e grande perigo.
De acordo com o Inmet, a previsão indica volumes elevados de chuva, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas consideradas vulneráveis.
Alerta amarelo — Perigo potencial
O alerta de menor gravidade atinge todos os municípios do Espírito Santo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Alerta laranja — Perigo
O alerta laranja abrange 63 municípios, onde a chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia. Nessas localidades, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Os municípios em alerta laranja são:
Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Alerta vermelho — Grande perigo
O alerta mais grave, de grande perigo, atinge 28 municípios, onde a previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Nessas regiões, há grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Estão em alerta vermelho os municípios de:
Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Chuvas deixam desalojados, desabrigados e uma morte é registrada no estado
As fortes chuvas já causaram impactos em diversas regiões do Espírito Santo. Em um novo boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (22), a Defesa Civil Estadual informou que 121 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas de forma temporária ou permanente e estão abrigadas em residências de familiares ou locais provisórios.
Outras 21 pessoas estão desabrigadas, após perderem suas moradias, e dependem de abrigos públicos.
Também foi confirmada uma morte em decorrência das chuvas. O menino Otávio Viana Amaral, de 10 anos, morreu soterrado após o desabamento da casa onde estava durante um temporal, no município de Rio Bananal, na madrugada de quarta-feira (21).
O governador do estado Renato Casagrande, afirmou que o governo estadual está em atuação permanente para monitorar e reduzir os impactos das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo. Segundo Casagrande, o trabalho está sendo feito em conjunto com as defesas civis municipais, com foco na desobstrução de estradas, no atendimento às ocorrências e no socorro a possíveis vítimas.
Outro ponto destacado pelo governador foi o uso do sistema de alertas por SMS, considerado uma ferramenta importante de prevenção, especialmente para moradores de áreas de risco.
Para receber os alertas, é necessário enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199. Após o cadastro, o usuário passa a receber mensagens sempre que houver risco elevado no local informado.





