As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo já deixaram 257 pessoas fora de casa no Estado. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta quarta (08), a situação mais crítica é no município de Rio Bananal, no Norte capixaba, onde o temporal que caiu nesta terça-feira (07) deixou um rastro de destruição.
Na cidade, choveu nas últimas 24 horas, cerca de 125mm e são 200 desalojados, além de 25 desabrigados.
Os outros municípios que registram pessoas foram de casa são Muniz Freire (8), Venda Nova do Imigrante (4), Mimoso do Sul (9) e Aracruz (2).
ESTRAGOS
Em Rio Bananal a chuva atingiu a cidade pela madrugada e os estragos foram muitos. Ruas e avenidas ficaram tomadas de grande volume de água, moradores e socorristas da Defesa Civil Municipal precisaram usar botes para passar pelas principais ruas e resgatar pessoas ilhadas em casa.
Uma barragem também rompeu na região. A ES-245 que liga Linhares à Rio Bananal está totalmente interditada, sem previsão, devido ao acúmulo de água sobrepondo a pista.
Em Venda Nova do Imigrante, na região serrana, um muro próximo ao rio cedeu e comprometeu um imóvel deixando o local inseguro e três pessoas desalojadas.
Já em Muniz Freire, no Sul do Estado, três imóveis foram tomados pela água e as famílias tiveram de ser encaminhadas para casa de parentes. Segundo a Defesa Civil, a equipe da Secretaria de Assistência do município já está apoiando as pessoas afetadas.
Na cidade de Mantenópolis, no Noroeste, a Defesa Civil registrou queda de arvores e barreiras. O município já realizou a retirada das árvores e limpeza do local.
Em Mimoso do Sul, o Rio Muqui do Sul começou a transbordar no final da noite desta terça-feira (07), 9 pessoas foram retiradas de suas casas.
Em Vila Velha, na região metropolitana, foi a segunda cidade onde mais choveu no estado nas últimas 24 horas. No município, foram registrados: queda de duas árvores no bairro Ibes; queda de árvore em Soteco; queda de árvore em Aribiri; queda de árvore em Jaburuna; queda de árvore em Santa Inês; queda de árvore no Centro; um poste caiu em Ataíde; queda de telhado em Rio Marinho; destelhamento de casa em Soteco.
No município de João Neiva, no Norte do Estado, um muro de moradia em talude desabou desalojando 2 famílias da casa abaixo. No total, foram levadas 9 pessoas para um abrigo.
Já em Aracruz, houve registro de queda de um muro no bairro Vila Rica, expondo um edificação em risco. Na cidade, a Defesa Civil também registrou o rompimento de uma estrada rural na ES 124; Além disso, uma árvore caiu atingindo uma casa ES 124 e deixou 2 pessoas desalojadas.
Em Governador Lidenberg, mais estragos. Houve registro de queda de 14 árvores e várias barreiras.
Na região serrana, em Santa Teresa, vias rurais ficaram bloqueadas e houve queda de barreiras em rodovias estaduais. O nível dos rios ainda estão bem elevados na região, por isso, as equipes estão em constante monitoramento.
ALERTA MÁXIMO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou na manhã desta quarta-feira (8) um alerta vermelho de ‘grande perigo’ para acumulado de chuva no Espírito Santo. Além desse, outros três alertas estão em vigência para os municípios capixabas até a manhã desta quinta-feira (9).