O Relatório Conexão 2025 apontou que o Espírito Santo é o 9º estado com a pior internet do país. De acordo com o levantamento, a velocidade média de internet residencial no estado foi 160,11 MbpS, sendo a menor do Sudeste. A primeira posição, com o melhor serviço oferecido ficou com Acre, com velocidade registrada de 335,20 Mbps.
Pensando nestes números, o Procon Vitória iniciou, nesta terça-feira (25), uma operação para verificar se as empresas prestadores de serviços de internet móvel e banda larga fixa estão cumprindo as entregas contratadas.
Segundo o órgão, os técnicos estão analisando se as empresas estão apresentando aos consumidores gráficos que demonstrem o registro médio diário de entrega da velocidade de recebimento e de envio de dados, em cumprimento a Lei Estadual nº 11.201, de 23 de outubro de 2020.
A equipe de fiscalização emite notificações recomendatórias às empresas para que passem a informar, na fatura mensal, os dados referentes à velocidade para download e upload na internet, independente de solicitação. Em Vitória, 12 empresas prestam o serviço de internet móvel e banda larga.
Como denunciar um serviço ruim?
“Se o consumidor verificar que a internet entregue não está no mesmo volume da velocidade contratada, ou se estiver passando por constantes quedas, deve procurar o Procon Vitória e formalizar sua reclamação”, afirma o gerente do Procon Vitória, Breno Panetto.
O consumidor pode registrar sua reclamação na página do Procon Vitória ou pelo app Procon Vitória.
De acordo com a prefeitura, no início da operação, duas grandes empresas foram multadas por não cumprirem o exigido em lei. “A ação vai continuar pelas próximas semanas, até finalizar a fiscalização em todos os estabelecimentos”, disse o município.