ES recebe aval de Ministro para construção de ferrovia

O trecho pretende ligar Santa Leopoldina a Anchieta, passando pela região da Grande Vitória

Por Redação
Foto: Divulgação Vale

* Com informações do Portal ES360

Em visita a Brasília nesta quarta-feira (05), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho para discutir pontos estratégicos e destravar pautas importantes para o estado.

Os temas principais do encontro foram a BR-262 e a construção da ferrovia que pretende ligar Santa Leopoldina a Anchieta, passando pela região da Grande Vitória.

Após a reunião, que contou com a presença de parte da bancada federal, Casagrande revelou que o ministro deu autorização para que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publique um decreto de utilidade pública para o projeto, que terá um aporte de R$ 6 bilhões.

“Este é um trecho ferroviário que vai conectar com o estado do Rio de Janeiro, com audiências públicas já realizadas. São investimentos inéditos na nossa região, e, se conseguirmos acompanhar e implementar as ações, teremos grandes benefícios no futuro”, afirmou Casagrande.

 

Ferrovia Santa Leopoldina – Anchieta

A construção da ferrovia que conectará Santa Leopoldina a Anchieta, no sul do Espírito Santo, ficará a cargo da Vale, com um investimento total de R$ 6 bilhões. O objetivo dessa nova linha é otimizar a logística, reduzir os custos de transporte e impulsionar a economia das cidades envolvidas.

O projeto inclui uma linha principal de 80 km que passará por Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta, além de um ramal de 20 km entre o Porto de Ubu e o pátio ferroviário.

Embora existam desafios relacionados ao licenciamento ambiental e às desapropriações, a expectativa é de que os estudos sejam concluídos em dois anos. Após a aprovação do projeto, as obras devem começar em até seis meses, com conclusão prevista para daqui a cinco anos.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.