ES passa de 4 mil casos confirmados de Febre do Oropouche

No total, foram confirmados no Espírito Santo 4.299 casos da doença

Por Redação
Insetos da espécie Culicoides paraensis, popularmente chamados de maruim ou mosquito-pólvora | Foto: IOC/Fiocruz

O número de caso de Febre do Oropouche confirmados no Espírito Santo já passa de 4 mil. A informação consta no último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) nesta quinta-feira (26). O estado já confimou uma morte pela doença. A vítima era uma mulher de 61 anos, moradora do município de Fundão.

Ainda conforme o boletim, um segundo óbito ainda está sob investigação por suspeita da doença, que é transmitida pelo mosquito maruim.

No total, foram confirmados no Espírito Santo 4.299 casos. A cidade com mais casos registrados é Alfredo Chaves, com 1169 confirmações, seguida por Iconha (469) e Laranja da Terra (388). A lista completa com o número de pacientes infectados por cidade pode ser vista aqui.

Sintomas e prevenção

Os sintomas da Febre do Oropouche são muito parecidos com os da dengue. Duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

A principal medida preventiva é evitar a exposição ao inseto. No entanto, o pesquisador da Ufes alerta que repelentes e inseticidas convencionais não são tão eficazes contra o maruim. Outra dificuldade é que esse mosquito pode atravessar telas convencionais por ser muito pequeno. Diante disso, é recomendada a utilização de malhas ultrafinas ou até mesmo o fechamento completo de portas e janelas. Outra alternativa é eliminar os criadouros da espécie, que incluem água parada rica em matéria orgânica.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.