ES integra nova campanha pela vacinação nacional e a importância da imunização

Por Redação

O Espírito Santo está entre os estados participantes da campanha “Vacina Mais”, lançada nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF). O novo programa tem como objetivo ampliar e conscientizar a população sobre a importância da imunização. No país, é possível se proteger contra 30 doenças com as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha acontece diante do cenário de baixas coberturas vacinais para diferentes imunizantes ofertados pelo SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações. A relevância das altas taxas de coberturas vacinais para o controle e eliminação de doenças e a sua redução foi também apontada durante a divulgação da campanha: “observada nos últimos anos em todo território brasileiro, deixa milhões de pessoas em risco, oportunizando o retorno de doenças anteriormente erradicadas, como o sarampo”, afirmaram as organizações.

“Queremos repercutir a decisão de quando a sociedade e o poder público se juntam em torno de uma causa nobre, justa e necessária em um marco importante à história da vacinação deste País. É um dia também para lembrarmos o que já foi o Brasil em termo de vacinação e destacar que os indicadores de vacinação brasileiros não são apenas nacionais, nós impactamos indicadores de saúde das Américas e de todo povo do mundo, por isso, não aceitamos e toleramos que doenças erradicadas voltem”, defendeu Fernandes.

O secretário pontuou também não ser aceitável que em qualquer sociedade civilizada as doenças Imunopreveníveis ainda matem crianças ou adultos.

“Precisamos que todas as instituições se mobilizem na perspectiva de fortalecer a vacinação em nosso País e superar toda e qualquer insegurança que foi plantada com uma forte campanha de desinformação e mentiras contra a vacina. Queremos trazer com a campanha ‘Vacina Mais’ de novo a emoção, a perspectiva de mobilização, de conquistas e metas, porque não queremos que crianças e adultos morram por doenças Imunopreveníveis”, ressaltou Nésio.

A “Vacina Mais” é promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). No evento, diversas entidades e conselhos nacionais estiveram reunidos, e o Estado foi representado pelo secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.