O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, nesta segunda-feira (7), a lista com 1.125 candidatos suplentes convocados na primeira fase do programa CNH Social 2025. Esses novos contemplados, que não haviam sido selecionados inicialmente, agora terão a oportunidade de obter gratuitamente a carteira de habilitação.
As matrículas devem ser realizadas entre os dias 7 e 17 de julho, exclusivamente pelo site oficial do Detran|ES: www.detran.es.gov.br. Basta acessar o banner do programa na página inicial, clicar na aba “CNH Social”, e seguir para o link de matrícula, preenchendo os dados solicitados.
Após a matrícula online, o candidato deve comparecer à autoescola indicada, no prazo de até 15 dias corridos, para dar início ao processo de habilitação.
Suplência garante aproveitamento total das vagas
A chamada única de suplentes visa preencher as vagas que não foram ocupadas por candidatos anteriormente convocados, mas que foram desclassificados por não cumprirem os critérios exigidos pelo programa. A convocação segue a ordem de classificação dos inscritos.
O Detran alerta: quem for contemplado e não efetuar a matrícula no prazo será desclassificado e ficará impedido de se inscrever novamente no programa CNH Social pelos próximos três anos.
Etapas após a matrícula
Depois de aberta a matrícula na autoescola, o candidato terá 30 dias corridos para comparecer a uma agência do Detran|ES e realizar a biometria, sem necessidade de agendamento.
Em seguida, deverá realizar os exames médicos, psicológicos e toxicológicos (esse último obrigatório para as categorias D e E), em clínicas e laboratórios credenciados, conforme orientação da autoescola. Os agendamentos devem ser feitos diretamente com os estabelecimentos indicados.
Vale lembrar que o processo de habilitação tem validade de um ano a partir da data de abertura. Caso ultrapasse esse prazo, o processo será cancelado, e o candidato será considerado desistente, ficando impedido de participar de futuras edições do CNH Social por cinco anos.
Sobre o CNH Social 2025
A edição de 2025 do programa CNH Social está ofertando 7 mil vagas, divididas em duas fases com 3.500 oportunidades cada. O programa é voltado para pessoas de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), e contempla:
-
Primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro);
-
Adição das categorias A ou B para quem já é habilitado;
-
Mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
A seleção é feita de forma eletrônica e automatizada, com base nos dados do CadÚnico e critérios como: menor renda per capita, maior número de membros na família, conclusão do Ensino Fundamental, participação no Bolsa Família e data e hora de inscrição.
Os beneficiários têm acesso gratuito a todo o processo de formação, incluindo:
-
Captura de biometria;
-
Exames médicos e psicológicos;
-
Exame toxicológico (para categorias D e E);
-
Aulas teóricas e práticas;
-
Até três tentativas em provas teóricas ou práticas;
-
Duas aulas extras em caso de reprovação prática (se o candidato tiver sido aprovado na teórica).
Apenas em caso de faltas não justificadas, os custos com remarcações ou novas aulas deverão ser pagos pelo candidato.
Inclusão e oportunidades
O CNH Social é um programa do Governo do Estado, executado pelo Detran|ES, com o objetivo de promover qualificação e inserção profissional, oferecendo a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente como um meio de acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho.