Em meio à ameaça de greve dos rodoviários no Espírito Santo, a Assembleia Legislativa vai colocar em pauta um debate sobre a Tarifa Zero nos ônibus do Transcol. A audiência pública, proposta pelo deputado João Coser (PT), está marcada para a próxima quinta-feira (11), às 9 horas.
A Tarifa Zero no transporte coletivo já é realidade em 138 municípios brasileiros, inclusive em Presidente Kennedy, no litoral sul do estado, única cidade capixaba que adotou o sistema.
De acordo com o deputado, a Tarifa Zero é uma política pública em expansão no país. Ele destacou ainda o aval do presidente Lula para que o Ministério da Fazenda realize estudos sobre o impacto financeiro da medida.
Acompanhando o movimento nacional, Coser também apresentou indicação para que o Governo do Estado estude a viabilidade de implantar a Tarifa Zero no Sistema Transcol. “É importante fazer esse debate com a sociedade capixaba”.
O deputado João Coser abriu o debate na Ales sobre a Tarifa Zero no Transcol. Foto: Divulgação
“O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que coordena o assunto na Câmara Federal, está rodando o país discutindo o tema e vai apresentar o que temos de estudos até agora. Será um debate muito qualificado. Queremos que o transporte público coletivo seja uma política pública que possa democratizar a circulação dentro das cidades. Isso beneficia especialmente a classe trabalhadora, que é quem paga por esse serviço na ponta. O transporte público não pode ser um impedimento para a qualidade de vida das pessoas”, defendeu Coser.
À reportagem do ES360, a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que não há previsão de ampliação das gratuidades do sistema. Atualmente, o benefício atende estudantes de escolas públicas estaduais e da rede federal de ensino médio, além de idosos e pessoas com deficiência.
Hoje, o Transcol atende diariamente mais de 600 mil pessoas, conta com mais de 1,6 mil ônibus em operação, que rodam 9,5 milhões de quilômetros por mês, com cobertura em cerca de 90% do território da Grande Vitória. O sistema oferece integração física, temporal e tarifária, incluindo ônibus e transporte aquaviário.
Também participarão da audiência o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno; Daniella Bonatto, professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-Ufes) e pesquisadora no Laboratório de Planejamento e Projetos; e Pedro Lucas Fontoura, estudante universitário e coordenador-geral do Diretório Central dos e das Estudantes da Ufes (DCE-Ufes).





