ES autoriza obras para corredor de ônibus na Grande Vitória

Com 6,5 km de extensão, o projeto é considerado o maior investimento em mobilidade urbana da Região Metropolitana

Por Redação
Foto: Divulgação

O Governo do Espírito Santo assina, nesta quinta-feira (27), a ordem de serviço para o início das obras do Expresso GV – Corredor Metropolitano Sul, que será implantado na Avenida Carlos Lindenberg, entre Vila Velha e Cariacica. Com 6,5 km de extensão, o projeto é considerado o maior investimento em mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O corredor, que será construído no canteiro central da avenida, promete reduzir em 50% o tempo de deslocamento dos passageiros que utilizam os terminais Jardim América, Ibes, São Torquato e Vila Velha. O investimento total é de R$ 318 milhões.

Corredor em concreto, novas estações e conexão cicloviária

O Expresso GV terá pavimentação em concreto e 12 plataformas distribuídas em seis estações, cada uma com capacidade para receber até três ônibus convencionais simultaneamente. As estações irão contar com videomonitoramento e painéis de informação em tempo real para os passageiros.

O projeto inclui ainda uma ciclovia no eixo central da via, integrada por um viaduto cicloviário que fará a ligação entre Vila Velha e Cariacica. As pistas laterais da Lindenberg serão completamente requalificadas e funcionarão como corredor logístico, preparado para receber veículos de até 45 toneladas.

Também estão previstos dois novos viadutos, cada um com cerca de 530 metros, que irão organizar os fluxos viários e melhorar o acesso à Segunda Ponte.

Na época do lançamento do projeto, o governador Renato Casagrande destacou o impacto da obra na mobilidade da Grande Vitória.

“O projeto vai priorizar o transporte público, mas também vai requalificar toda a avenida, toda uma região. Tem ciclovia, passeio, requalificação de pista. É todo um investimento que fica pronto para melhorar ainda mais a região metropolitana e dar prioridade ao transporte coletivo. Nós fechamos 2024 com o maior volume de investimento em infraestrutura da história do Espírito Santo: R$ 4,250 bilhões. E só pode fazer isso quem tem governo organizado, quem tem capacidade de investimento”, afirmou.

Execução será dividida em duas etapas

As obras terão prazo de 24 meses e serão executadas em duas fases: elaboração dos projetos básico e executivo, seguida da fase de construção. O corredor exclusivo também tem apoio das prefeituras de Vila Velha e Cariacica, além do Governo Federal.

Quando concluído, o Expresso GV deve transformar a mobilidade na região, reorganizando o fluxo viário, ampliando a oferta de transporte público e oferecendo novas opções de deslocamento para ciclistas e pedestres.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.