O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) intensificou as ações de combate aos crimes ambientais no Espírito Santo e, em menos de 24 horas, realizou três apreensões de armas de fogo e munições. Segundo noticiou nessa sexta-feira a PM Ambiental, os alvos foram residentes nos municípios de Fundão, Itaguaçu e Cariacica. Ao todo, foram apreendidos 1.409 munições intactas de diferentes calibres e 18 armas de fogo, além de equipamentos utilizados em atividades de caça ilegal e um animal silvestre abatido. Duas pessoas foram detidas durante a ocorrência.
Em ação na tarde de quinta-feira (13), a equipe do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama) do BPMA foi até a localidade de Chapoá, zona rural de Fundão, para averiguar uma denúncia de caça ilegal de animais silvestres utilizando armas de fogo. Segundo as informações, o suspeito caçava em uma lagoa próxima à sua residência.
Ao chegarem ao local indicado, os policiais viram, pelo lado de fora da casa, uma sacola plástica contendo 760 munições. A guarnição foi recebida pelo suspeito de 49 anos, que negou envolvimento em atividades ilícitas, mas admitiu possuir duas armas com registros vencidos.
Arsenal
Durante buscas na residência, foram encontrados dois garruchões, sete espingardas, um revólver calibre 22, além de quatro silenciadores, cinco miras a laser, óculos de visão noturna e uma câmera de trilha utilizada para monitorar animais silvestres. O homem foi encaminhado à 13ª Delegacia Regional de Aracruz, junto com os materiais apreendidos.
Em Itaimbé
Ainda na tarde dessa quinta-feira, em Itaguaçu, uma guarnição seguiu até o distrito de Itaimbé para verificar outra denúncia de caça ilegal. A equipe localizou o indivíduo denunciado em casa, e ele, ao ser informado sobre o teor das informações, afirmou ter praticado caça apenas no passado, mas permitiu a verificação do local. No freezer, foi encontrada uma paca congelada.
Durante a inspeção no local, os policiais encontraram duas pistolas, cinco espingardas, um garruchão, carregadores de armas, diversos acessórios e 174 munições. O investigado de 66 anos foi levado à 15ª Regional de Colatina.
Sertão Velho
A terceira ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira. Durante patrulhamento na Reserva Biológica Duas Bocas, na localidade de Sertão Velho, no município de Cariacica, a equipe do Cotama avistou dois suspeitos em uma motocicleta preta empreendendo fuga ao perceberem a presença da guarnição.
Durante a fuga, o carona jogou uma mochila no chão, que foi localizada e constatada a presença de 475 munições, três lunetas e um supressor de ruídos. A equipe realizou patrulhamento na região, mas os suspeitos não foram localizados. O material
foi entregue na 4ª Delegacia Regional de Cariacica.
“As ações realizadas reforçam o compromisso do BPMA com a preservação do meio ambiente e a segurança da sociedade”, frisa a PM Ambiental em nota.