Em nova ação integrada são apreendidos 320 quilos de fios

O objetivo  foi fiscalizar e coibir o comércio ilegal de material reciclável, especialmente cobre. Quatro pessoas foram conduzidas para a Delegacia. 

Por Redação
Fios de cobre apreendidos na operação/Sesp-ES

Durante a 5ª fase da Operação Vastum, deflagrada no município de Cariacica nessa quinta-feira (20) foram apreendidos 320 quilos de fios de cobre e de internet, além de outros materiais furtados e comercializado ilegalmente.  O objetivo  foi fiscalizar e coibir o comércio ilegal de material reciclável, especialmente cobre. Quatro pessoas foram conduzidas para a Delegacia.

Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a ação integrou Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e Prefeitura Municipal de Cariacica.

Materiais comercializados ilegalmente apreendidos na ação/Sesp-ES

Além de mais de 320 kg de fios, também foram apreendidos peças metálicas de mangueiras de incêndio, um bloco de motor com restrição de furto/roubo e outros materiais.

O subsecretario de Integração Institucional da Sesp, coronel Márcio Celante, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21), destacou a dimensão do impacto dos furtos de fios na sociedade, e a repercussão da operação:  “Esta operação Vastum é uma operação integrada com diversas forças de segurança. Mais do que a apreensão de material, mais do que uma receptação de material e identificação dos receptadores, nós temos uma repercussão muito grande na sociedade quando nós temos hospitais cancelando cirurgias, escolas cancelando aulas devido a falta de energia elétrica, e por falta de sinais de internet, então, toda essa repercussão que leva prejuízo à comunidade, e diversos bairros sem energia e sem internet”.

Segundo destacou, o objetivo é identificar esses receptadores, apreender esses materiais, e dentro das investigações, principalmente no Disc Denuncia, com serviço de inteligência, conseguir diminuir e identificar esses receptadores e reduzir prejuízos para a sociedade quanto aos atos de vandalismo, do furto, do corte do fio de energia ou internet. “Então, nosso objetivo é esse e vamos continuar ao longo do ano com as operações integradas a fim de identificar na Grande Vitória e no interior esses receptadores desse material”.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.