A Ecovias Capixaba passou a administrar, nesta quarta-feira (26), o Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. A mudança ocorre após a assinatura oficial de transferência do trecho — antes sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) — realizada na terça-feira (25).
Com a nova configuração, o segmento compreendido entre o km 0 e o km 18,6 passa a integrar a área de concessão da BR-101 ES/BA. O trecho receberá todos os serviços operacionais já oferecidos aos usuários, como atendimento pré-hospitalar, guinchos, inspeção de tráfego e monitoramento 24 horas. A concessionária também assume a conservação da via, incluindo roçada, revitalização da sinalização horizontal e vertical e manutenção de defensas metálicas.
Com a mudança, o trecho urbano da BR-101 na Serra — entre os km 247,8 e 278,3 — deixou de ser administrado pela concessionária.
Processo integrado de transição
Segundo o diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim Junior, a incorporação do Contorno é resultado de um processo conduzido nos últimos três meses. A transição foi acompanhada por um grupo de trabalho formado pela ANTT, Ministério dos Transportes, Ecovias Capixaba, Prefeitura da Serra e DNIT, que atuou para alinhar decisões técnicas, operacionais e administrativas.
Amorim destaca que a mudança permitirá uma operação mais adequada ao perfil de tráfego da região.
“Com essa mudança, todos os recursos previstos no nosso contrato passam a atuar no Contorno do Mestre Álvaro. Isso inclui atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, veículos de inspeção, monitoramento e toda a nossa Gerência de Atendimento ao Usuário. O objetivo é ampliar a segurança e a fluidez dos deslocamentos”, afirma.
Levantamento e melhorias
Conforme o contrato de concessão, a Ecovias Capixaba terá três meses para realizar um diagnóstico completo das condições do trecho e apresentar à ANTT um plano com ações e cronograma para adequação às exigências contratuais — incluindo melhorias de segurança viária e medidas de preservação ambiental. A concessionária informa que intervenções imediatas, como ajustes de sinalização, já poderão começar nesse período.





