Os shows de É o Tchan e Flavinha Mendonça levaram mais de 90 mil pessoas à Orla de Camburi na noite desta sexta-feira (2) e marcaram a abertura da Arena de Verão 2026, em Vitória. A força do público e da música deu o tom do início da temporada do evento, que chega ao quarto ano consecutivo.
Com o tema “Arena Capixaba”, a Arena de Verão voltou a ocupar a orla com estrutura esportiva, cultural e gastronômica. O principal atrativo da noite foram os shows gratuitos, que transformaram a praia em um grande espaço de celebração.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, participou da abertura oficial. “Estamos aqui hoje fazendo a abertura oficial da Arena de Verão. Esta é a Vitória que queremos, que abriga todos os turistas, que cuida de seus munícipes, dos ambulantes, dos empreendedores”, afirmou.
Flavinha abriu a noite
A cantora Flavinha Mendonça abriu a programação e envolveu o público com axé e interação constante. Durante o show, ela também celebrou o aniversário de 9 anos do filho no palco.
“Agradeço muito à prefeitura de Vitória por ter confiado em mim e na minha banda para um momento tão especial quanto a abertura da Arena de Verão 2026. Preparamos um show lindo e muito animado especialmente para esta ocasião”, disse.
É o Tchan transforma a orla em pista
Na sequência, o grupo É o Tchan assumiu o palco e levou o público ao coro com músicas que marcaram gerações. A apresentação foi um dos pontos altos da abertura.
“É uma honra estar aqui, fazendo o primeiro show do ano do É o Tchan, em Vitória, cidade linda. A Arena está linda, a festa está maravilhosa e cheia de gente bonita”, disseram os cantores.
Público celebra reencontro com os clássicos
A moradora de Vitória, Caroline Calmon, foi ao evento acompanhada do marido, Rivelino, e contou que estava muito animada para ver a banda de perto, lembrando que “a banda marcou muito a minha vida. Quando criança, eu brincava de ser a Carla Pérez, e poder estar aqui hoje é um momento de muita alegria”. Ela comentou ainda que, embora o marido tenha ido apenas para acompanhá-la, “acabou curtindo muito mais do que eu. A estrutura está maravilhosa, pudemos curtir em segurança e sem preocupações”.
Valdir, morador da Serra, contou que chegou à Orla de Camburi sem conhecer a programação da Arena de Verão e decidiu ficar ao perceber a estrutura montada e a realização dos shows. Segundo ele, a iniciativa chamou a atenção pelo porte do evento e pelo acesso gratuito ao público.
Mara Silva foi pelo show do É o Tchan e relembrou que as músicas da banda marcaram sua infância. Segundo ela, hoje já não consegue participar de algumas brincadeiras por limitações físicas, mas ainda se diverte acompanhando o público. Mara também passou pelo espaço de gastronomia e avaliou de forma positiva a oferta de comida e a estrutura, destacando o conforto das áreas para sentar e se alimentar antes dos shows.
Convidado surpresa no palco

A abertura contou ainda com a presença surpresa de Alemão do Forró. “É um prazer incrível estar aqui na Arena de Verão, que já está começando com a energia lá em cima. Está lindo de ver a quantidade de gente que está lotando a praia aqui hoje”, disse. “Vim prestigiar minha grande amiga Flavinha Mendonça e o É o Tchan. A energia está incrível”, completou.
Empreendedores aproveitam o público
Além dos shows, o público circulou pela tenda de empreendedorismo, com opções de gastronomia e artesanato. Gisele, dona de uma empresa de acessórios para cabelos, participa pela primeira vez.
“Esta é minha primeira vez na Arena, e as expectativas estão muito grandes. Este é um evento muito bom para o empreendedor. Vitória merece isso”, afirmou a empreendedora.
Lorraine, proprietária de uma loja de acessórios femininos, participa da Arena de Verão pelo terceiro ano consecutivo. Segundo ela, as expectativas para a edição de 2026 são altas, com a intenção de conquistar novas clientes e reencontrar consumidoras que já acompanham a marca. Ela também avaliou de forma positiva a estrutura do evento e destacou que o espaço está organizado e convidativo para o público aproveitar a programação.
A Arena de Verão segue na Orla de Camburi com programação esportiva, cultural e musical ao longo da temporada 2026.
Programação de shows
03/01 – Engesamba (Aracruz) e Mumuzinho;
04/01 – Beat Locks e Rogério Flausino & Sideral – “Tributo a Cazuza”.
10/01 – Pele Morena e Suel;
11/01 – Maru (Cachoeiro de Itapemirim) e Silfarley.
16/01 – Gabriel Sabadin e Thiago Aquino;
17/01 – O Giro (São Mateus) e Psirico;





