Sinal verde para o Carnaval de Vitória! A capital capixaba dá início aos tradicionais desfiles das escolas de samba nesta sexta-feira (21), com as apresentações das sete agremiações do Grupo de Acesso A.
A festa começa a partir das 22h, no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. Cada escola terá entre 45 e 55 minutos para desfilar na avenida e apresentar ao público seus enredos, fantasias e sambas-enredo.
Nos dias seguintes, as apresentações continuam com as escolas do Grupo Especial no sábado (22) e do Grupo de Acesso B no domingo (23).
Veja a ordem e os enredos das escolas do Grupo de Acesso A:
• 1ª escola: Rosas de Ouro
Com o enredo “No Horizonte Eu Te Vejo”, a escola vai abrir passagem na avenida contando a história do Sítio Histórico de Carapina, focando principalmente no Casarão de Carapina, transmitindo ao público uma parte fundamental da memória histórica do Espírito Santo.
Com 800 componentes, distribuídos em 17 Alas, a Rosas de Ouro optou por trazer à tona uma história profundamente enraizada em sua própria terra, revelando ao público um rico conjunto de detalhes que ressoam com a essência da cultura serrana, intrinsecamente ligada à cultura popular local.
• 2ª escola: Império de Fátima
Neste ano, a Império de Fátima apresentará o enredo “Arte popular na corte imperial”, uma homenagem à rica diversidade das expressões artísticas populares.
Para dar vida ao enredo, a escola levará para a avenida duas grandes alegorias, dois tripés e um elemento cenográfico especial na comissão de frente, compondo um espetáculo que ainda contará com cerca de 14 a 16 alas. A escola estima desfilar com 1.050 componentes, somando desfilantes, integrantes das alegorias e colaboradores.
• 3ª escola: Mocidade da Praia
A Mocidade da Praia vai desfilar com o enredo Alex Do Espírito Santo, em uma homenagem a Alexandre Lima, o Alex, um dos maiores ícones culturais do Espírito Santo.
Ele foi o criador do movimento Rockongo, que mesclou o congo com o rock, gerando uma revolução cultural e ajudando a fortalecer as raízes e a identidade capixaba.
O desfile será composto por 1000 componentes, divididos em 16 alas, com 3 carros alegóricos, 1 tripé e 1 pede passagem.
• 4ª escola: Independente de Eucalipto
A Independente de Eucalipto apresenta neste Carnaval o enredo “Vem da cidade das águas, a delícia mundial, Linhares a terra do cacau!”.
Com 960 componentes, distribuídos em 16 alas, a escola levará para a avenida 2 carros alegóricos e 2 tripés, com a intenção de encantar o público com a riqueza cultural e econômica de Linhares. O desfile promete ser um verdadeiro mergulho na história, nas belezas naturais e nas conquistas do município capixaba.
• 5ª escola: Andaraí
A Associação Cultural Social e Esportiva Grêmio Recreativo Escola de Samba Andaraí entra na avenida com 1.100 componentes, distribuídos em 17 alas, 2 alegorias e 2 tripés.
O enredo retratará o encontro entre o mar e as montanhas; a fluidez do tempo, como um rio de histórias; o surgimento do Mercado da Capixaba como ícone de resiliência e inovações.
• 6ª escola: Independentes de São Torquato
A agremiação Independentes de São Torquato aposta no enredo “Em busca da sorte, quem não arrisca, não petisca. Vamos apostar!”
Com 1000 componentes, distribuídos em 20 alas e 3 alegorias, a escola celebrará a era de ouro dos jogos no Brasil e a celebração dos 50 anos de apostas.
• 7ª escola: Pega no Samba
A Pega no Samba entrará na avenida do Sambão do Povo com o enredo “Pembelê, Sereias de Zambi”, que conta a história de seres femininos, mitológicos e aquáticos, cultuados há séculos no continente africano.
Neste ano, com 2 carros alegóricos, 3 tripés, 13 alas e 1000 componentes, a escola está com garra para retornar ao grupo especial e promete trazer um desfile cheio de belezas e encantos.