Dois ônibus do Transcol foram alvos de bandidos na noite dessa quarta-feira (26), sendo incendiados e destruídos. Os ataques, atribuídos a represálias contra a morte de um traficante no bairro São Benedito em confronto com a polícia, aconteceram próximo à ponte de Camburi e em Jacaraípe, na Serra. Havia passageiros nos ônibus que, em clima de terror, conseguiram sair dos ônibus sem ferimentos. Viaturas da Polícia Militar também foram atacadas a pedradas na região do Complexo da Penha.
Em resposta aos ataques, o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, que estava nessa noite em Colatina, gravou mensagem dizendo que, aparentemente, os ataques foram motivados por conta da morte de um traficante em São Benedito, na capital, durante um confronto com a Polícia Militar. “A sociedade não aceita esse tipo de ataque. A Secretaria de Segurança Pública e as forças de segurança estão totalmente empenhadas e todos os recursos operacionais disponíveis para mostrar força a esses indivíduos e efetuar prisões”, afirmou.
Incêndios
Os ônibus faziam as linha 523 Terminal Jacaraípe x Terminal Jardim América via Beira Mar, que foi incendiado próximo à Ponte de Camburi, na Praia do Canto. Segundo o motorista, três homens embarcaram no coletivo e pularam a roleta. Em seguida, ordenaram aos passageiros a sair do ônibus, momento em que jogavam gasolina no carro e logo atearam fogo.
No outro ataque, por volta das 23 horas, o alvo foi o ônibus Transcol Jacaraípe x Residencial Jacaraípe via Castelândia/Costa Dourada, em que os bandidos agiram do mesmo modo. Cerca de 30 passageiros foram expulsos do coletivo, antes das chamas consumirem o ônibus. Em ambos os casos os Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados.
Por conta desses ataques, pelo menos 19 linhas do transporte público tiveram itinerários alterados nesta quinta-feira (27), em prejuízo para os usuários, a exemplo de moradores de bairros da área do Complexo da Penha, que têm que seguir a pé para suas casas. O policiamento foi reforçado na região.
Resposta aos criminosos
Em sua mensagem o secretário Leonardo Damasceno destaca esforços da Secretaria de Segurança para dar resposta aos criminosos. Disse ele: “Esses ataques, aparentemente, tudo indica, foram motivados pela morte de um indivíduo altamente perigoso, com antecedentes criminais extensos, por crimes violentes, homicídios, tráfico de drogas e armas, que hoje confrontou a polícia e perdeu sua vida nesse confronto. Os traficantes, aparentemente com intuito de homenagear esse indivíduo, estão cometendo esses ataques.
Mas eu quero dizer que a secretaria de segurança pública empenhou todos os seus recursos disponíveis para dar resposta a esses ataques aos criminosos. A sociedade não aceita esse tipo de ataque. A Secretaria de Segurança Pública e as forças de segurança estão totalmente empenhadas e todos os recursos operacionais disponíveis para mostrar força a esses indivíduos e efetuar prisões. Esses indivíduos podem ter certeza que o Estado não vai ficar parado e nós vamos responder esses ataques de forma muito enérgica, de forma que fique muito claro que quem manda nas vias públicas é o estado, é a Segurança Pública. Criminosos não têm seu lugar para enfrentar a sociedade”, afirmou.