O documentário Contestado, a Guerra sem Tiros, conta a história da disputa de terra entre o Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais pelo olhar do cineasta Cloves Mendes. A estreia acontece nesta sexta-feira (1º), no Cine Metrópoles, na Universidade Federal do Estado (Ufes), com entrada gratuita às 19h.
Mendes produziu o documentário por perceber que o assunto não é tão conhecido e relatado nas três regiões, fato que ele lamenta. O intuito então é repassar a população os acontecimentos e deixar um documento registrado para a história.
Ele ainda recordou que a disputa por parte dos três estados durou cerca de um século, e finalizou somente em 1963, após um acordo. Em uma certo momento do longa, é possível ver uma mulher relatar que o “meu cuspe era mineiro”. Esse fala marca os momentos mais marcantes dentro da disputa, pois nela quem era mineiro não se registrava em minas, e vice versa para defender o território onde morava.
O município capixaba, Barra de São Francisco, ficou conhecida como sentinela capixaba, por ter sido formado ali um grupo de resistência, pois acreditava-se que soldados mineiros invadiriam o território capixaba por meio dessa cidade para chegar até o litoral. O artista também recorda que, em 1956, auge da disputa, em um mês foram registradas 68 mortes em Mantena e 62 na cidade.
O documentário demorou 8 anos para ser finalizado, e tem 80 minutos de duração. Segundo os Mendes, o longa-metragem também já tem uma agenda de exibição inicial nos municípios do noroeste capixaba, que ainda serão divulgadas.