Dicas para cuidar da saúde em tempos de final de campeonato

Especialista alerta para riscos cardíacos durante jogos decisivos e recomendam ações simples para garantir diversão segura nas partidas do fim de ano

Por ES360
É importante que os torcedores tomem cuidado com a saúde. Foto: Pexels

É Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão. O final de ano chega com uma série de finais de campeonatos de futebol, trazendo um misto de sentimentos: ansiedade, euforia, raiva, alegria e tensão.

Mas, mais do que ganhar qualquer jogo, o que importa realmente é não permitir que um momento de lazer e torcida prejudique a saúde. O alerta vale independente da idade, mas o cuidado precisa ser ainda maior com a saúde dos idosos.

“A questão não é a idade em si, mas o fato de que há idosos portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, colesterol mais elevado ou doenças cardíacas prévias. Em situações de emoção intensa, o organismo libera hormônios ligados ao estresse, como adrenalina e cortisol, que podem elevar a frequência cardíaca e a pressão arterial”, explica a cardiologista da MedSênior, Viviane Coutinho.

Segundo ela, momentos assim também podem gerar arritmias, falta de ar, dor no peito, tontura e aumentar o risco de infarto, havendo, inclusive, estudos que correlacionam partidas decisivas à maior incidência de eventos cardiovasculares.

A solução seria, então, não ver o jogo? Para a médica, é preciso se conhecer e se observar para tomar essa decisão. “Às vezes, não assistir à partida pode provocar ainda mais ansiedade. Idosos podem – e devem – aproveitar momentos de lazer como o futebol para se divertir com a família e com os amigos, desde que cuidem do corpo com responsabilidade”, diz.

Os principais cuidados envolvem manter a medicação em dia, especialmente aquelas para controle da pressão arterial e da frequência cardíaca, antes da partida, realizar atividades leves que ajudem a diminuir a tensão, como caminhar, ouvir música ou praticar respiração consciente, e optar por uma alimentação leve, com pouco sal e sem bebida alcoólica.

6 dicas para ver a saúde ganhar o jogo

1. Mantenha a medicação em dia
Tomar os medicamentos no horário certo ajuda a estabilizar o organismo. Além disso, controlar a pressão e a frequência cardíaca reduz riscos durante momentos de forte emoção.

2. Evite excessos na alimentação
Opte por refeições leves e por tira-gostos mais naturais. Assim, você reduz o consumo de sal e gordura. Além disso, evite bebidas alcoólicas ou consuma com moderação.

3. Escolha um ambiente tranquilo
Assistir ao jogo em um espaço ventilado e confortável ajuda a controlar a tensão. Além disso, fazer pausas para respirar, alongar e beber água mantém o corpo equilibrado. Caso alguém te deixe nervoso, vale assistir separado.

4. Reduza o estresse antes da partida
O período pré-jogo pode ser ainda mais tenso. Por isso, apostar em respiração simples, conversas leves e atividades físicas ajuda a diminuir a ansiedade antes da final.

5. Conheça os sinais de alerta
Sintomas como dor no peito, falta de ar súbita, suor frio ou tontura exigem atenção imediata. Portanto, procurar ajuda médica ao notar esses sinais é fundamental.

6. Faça exames e consultas regulares
Manter o acompanhamento médico em dia permite avaliar riscos individuais. Assim, é possível ajustar medicamentos e garantir segurança durante emoções intensas.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.