No Dia Mundial do Café, celebrado nesta terça-feira (14), Linhares teve o que comemorar: o município continua liderando o ranking de maior produtor de café do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O perfil empresarial e tecnológico dos produtores, os recursos hídricos e investimentos no setor foram determinantes para a cidade ocupar essas posições de destaque.
“Os números do IBGE mostram que, mesmo em meio à crise econômica em que o setor enfrenta, como a baixa no preço da saca, o produtor tem se reinventado e investido cada vez mais na sua produção, para colher frutos com mais qualidade, alcançar melhores preços e ter diferencial no mercado. Neste ano, a expectativa é que o saldo seja positivo, como no ano passado, mesmo sabendo que neste período de colheita os produtores terão que adotar medidas para enfrentamento do coronavírus, como tem acontecido com todos os segmentos da sociedade. Para auxiliá-los durante a colheita, vamos lançar uma cartilha com medidas de prevenção para a colheita do café que serão entregues nas propriedades”, disse o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
O secretário citou também outras ações que a Prefeitura de Linhares vem desenvolvendo no setor cafeeiro desde 2017 e os serviços previstos para este ano. Uma delas é a Unidade Itinerante de Qualidade de Café que percorre as comunidades levando informações sobre produção e qualidade do café. As atividades tiveram que ser suspensas no mês passado como medida de prevenção ao novo coronavírus.
“Dentro do Programa Linhares Coffee, além dos treinamentos e palestras nas comunidades rurais, que já atendeu centenas de produtores, criamos também o Concurso de Qualidade do Café Conilon, que é anual, e visa incentivar práticas mais eficientes na produção e qualidade do grão. Também construímos até o momento quase 5 mil caixas secas, além de oito barragens já entregues e mais seis que estão em fase de construção para garantirmos a reservação de água e conservação do solo para enfrentarmos possíveis crises hídricas com mais tranquilidade”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Segundo a Prefeitura de Linhares, os dados do IBGE apontam, ainda, que o município registrou um aumento de 128% na produção do grão, dando um salto de 18,7 mil toneladas em 2017 para 42,8 mil toneladas em 2018. O café é a principal cultura de Linhares e representa 50% do PIB agrícola da cidade.