É celebrado neste sábado (13) o Dia Mundial das Aves Migratórias. O município de Linhares é ponto de passagem para diversas aves migratórias que percorrem vários países da América do Norte. A Prefeitura enxerga a data como motivo importante para conscientizar a população sobre a conservação das espécies e suas rotas migratórias, considerando os riscos a que essas aves são expostos e a necessidade de proteção.
As aves migratórias realizam grandes deslocamentos entre suas áreas de reprodução e de alimentação. Esses animais percorrem longas distâncias, muitas vezes atravessando continentes inteiros, em busca de condições climáticas favoráveis e recursos naturais abundantes.
De acordo com a diretora de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Linhares, Jamara Silva, a sobrevivência dessas aves é ameaçada pela destruição de seus habitats naturais, poluição, caça ilegal, mudanças climáticas e outras ações humanas prejudiciais. “É fundamental que a sociedade se mobilize para proteger essas espécies e garantir a continuidade de suas rotas migratórias. Quem encontrar alguma ave machucada, ou quiser fazer alguma denúncia pode entrar em contato com a Fiscalização Ambiental para que a gente tome as providências. A gente conta com a colaboração dos cidadãos.”, afirma.
Local de refúgio e alimentação
A Prefeitura destaca que Linhares é um importante ponto de passagem para diversas aves migratórias que se deslocam entre as regiões Norte e Sul do país assim como aves que migram de países da América do Norte. Essas aves utilizam as áreas de restinga, manguezal e Mata Atlântica da região como refúgio e local de alimentação, sendo essencial a preservação desses ambientes para a manutenção dessas espécies.
Segundo o biólogo especialista em aves e coordenador do Vem Passarinhar Capixaba, Gabriel Bonfa, “existem várias espécies que se deslocam do exterior para nossa região no período do verão, como as andorinhas-azuis (Progne subis) que chegam aos milhares da América do Norte para fugir do inverno, além do falcão-peregrino (Falco peregrinus) considerada a ave mais rápida do mundo, que pelo mesmo motivo, passa o verão em algumas torres de comunicação de Linhares. Podemos também citar as aves limícolas, como os maçaricos e batuíras, que se amontoam nos balneários durante esse período.”
A especialista em aves e também coordenadora do projeto Vem Passarinhar Capixaba Catrieli Crivelari chama a atenção para o papel das aves no equilíbrio do ecossistema.“As aves migratórias possuem um papel muito importante de controle populacional de insetos e controle biológico de pragas, mantendo o equilíbrio ecológico. Visto que, a maioria das espécies estão ameaçadas de extinção, devemos atentar nas nossas ações para que nenhum mal aconteça e elas possam curtir a estadia pela nossa cidade”, comentou.
Catrieli Crivelari
A Prefeitura de Linhares ressalta ainda que desenvolve iniciativas de preservação ambiental e de conscientização da população sobre a importância das aves migratórias. Entre essas iniciativas, destacam-se ações de educação ambiental nas escolas, com a observação de pássaros. “A maior importância do projeto, é que através da observação das aves os alunos entenderem os tipos de ecossistema, sustentabilidade e a preservação, e que o desmatamento se torna ainda mais perigoso para as aves migratórias, que depois de uma longa viagem à procura de alimento poderão morrer, eles precisam das árvores e frutos para viver ou sobreviver.”, afirmou a diretora de educação ambiental, Aline Fernandes.
Passarinhando nas Escolas
O projeto Passarinhando nas Escolas é uma iniciativa educacional que visa estimular o interesse dos alunos pelas aves e pela conservação do meio ambiente. Através de atividades práticas e teóricas, os estudantes aprendem sobre as espécies de aves presentes na região, como protegê-las e seus papéis no ecossistema local.
O projeto é uma extensão do Vem Passarinhar Capixaba em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais. A iniciativa promove a educação ambiental e estimula a consciência ecológica entre os jovens.
O Vem Passarinhar Capixaba surgiu com o entusiasmo de um casal de jovens linharenses, observadores de aves, com o apoio do Instituto Marcos Daniel. O projeto faz parte de um movimento nacional, que busca aproximar as pessoas da natureza por meio da observação de aves silvestres e que hoje conta com vários eventos espalhados pelo país.
Denúncias
As denúncias de aves mantidas em cativeiro de forma irregular podem ser realizadas através do telefone 3372 2067 ou online pelo link https://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo.