O mês de dezembro começou com muita chuva e transtornos em várias regiões do Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo instável vai continuar até o início da próxima semana e o final do ano dos capixabas será com chuvas acima do normal.
De acordo com o Climatempo, o Espírito Santo e o sul da Bahia estão entre os locais onde mais choveu no Brasil em novembro de 2022. A média de chuva normal para este mês no Espírito Santo varia de 220 a 260 mm, de acordo com cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991-2020), mas choveu de 200 a 400 mm de forma generalizada sobre o estado.
Em Vitória choveu 417 mm, sendo que a média para novembro é de 234 mm. A região de Linhares acumulou 419 mm em novembro e em São Mateus choveu 475 mm.
No Sul da Bahia, os volumes de chuva em novembro também passaram da marca dos 400 mm. Caravelas, no litoral, recebeu 475 mm, sendo que a média normal para novembro é de 214 mm. Em Porto Seguro choveu 441,2 mm em Vitória da Conquista, 257 mm.
O instituto aponta que a chuva de novembro se transformou numa perigosa armadilha para os dois estados. A previsão climática para dezembro reserva muita chuva estas duas regiões, com a organização de mais de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Foi este tipo de sistema meteorológico que provocou volumes de chuva extremamente elevados no verão passado.
Segundo o Climatempo, a chuva de dezembro vai cair sobre solos encharcados, rios que já começaram a se elevar. “Serão vários episódios de chuva intensa”, diz o instituto.
O meteorologista Hugo Ramos, no Incaper, também afirma que as projeções climáticas apontam volumes de chuva acima da média para dezembro, no Espírito Santo, que representam chuvas de 200mm no Norte do estado, até 250 mm na região metropolitana e as regiões sul e serrana podem somar 350 mm no mês.
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652.