Os recorrentes problemas na estrutura do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, estão na mira da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales). O colegiado realiza na segunda-feira (19), às 10 horas, uma visita técnica ao local para avaliar as condições e as medidas necessárias para garantir o pleno funcionamento e segurança dos usuários do terminal. Só este ano, a lona que cobre a estrutura foi danificada duas vezes devido ao acúmulo da água das chuvas, chegando a rasgar em uma das ocasiões.
Foram convidados a participar da visita representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb).
Os problemas no terminal são antigos. O local chegou a ser fechado em 2018 para reformas após problemas na estrutura, causando transtornos para passageiros de toda a Grande Vitória. O terminal só foi reinaugurado em 2021.
“A vistoria da Comissão de Infraestrutura, junto do Crea e Abenc, vai avaliar a reforma da cobertura do Terminal de Itaparica. As fortes chuvas recentes têm causado estragos constantes e, em 90 dias, teremos uma empresa contratada para sanar os problemas. A Coinfra vai acompanhar as intervenções que incluem soldagens, conserto das membranas que cobrem o terminal, retensionamento delas e vistoria de soldas, cabos”, esclarece o presidente do colegiado, deputado Alexandre Xambinho (PSC).