R7 Planalto – O deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) e o assessor parlamentar Renato Battista acionaram o Conselho de Ética do Senado, no último dia 7, pedindo a abertura de um processo disciplinar contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
A dupla acusa Do Val de quebra de decoro parlamentar pela publicação de um vídeo que alega ter sido gravado em reunião secreta relacionada à captura do ditador Nicolás Maduro da Venezuela, por parte do governo dos EUA. Os dois alegam que a gravação é falsa.
“Tal conteúdo foi provavelmente gerado por inteligência artificial, com voz em espanhol e afirmações de um golpe de Estado ‘sem armas’ envolvendo instituições como as supremas cortes e citando o Brasil”, argumentam no requerimento.
No vídeo, Do Val alega que ele mesmo fez a gravação na Venezuela, em reunião da oposição ao governo Maduro. Segundo o parlamentar, a gravação seria um “divisor de águas” na política sul-americana e o conteúdo poderia prejudicar o governo federal e partidos políticos.
“A divulgação de conteúdo falso ou manipulado por agente público, especialmente senador da República, caracteriza potencial violação do decoro parlamentar e da confiança pública que deve reger o exercício de mandato legislativo”, prosseguem os dois no documento.
Por fim, eles pedem que o colegiado receba a denúncia, instaure o processo, ouça Do Val e testemunhas e que aplique as sanções cabíveis ao parlamentar.
. O conselho, contudo, sequer foi instalado na nova legislatura do Congresso, que começou em 2025. A última reunião do conselho foi realizada em julho de 2024.





