Defesa Civil do ES promove simulado para enfrentar desastres

1º Simulado Geral de Enfrentamento a Desastres no Espírito Santo segue até quarta

Por Redação
Mimoso do Sul viveu na madrugada do dia 22 de março de 2024 a maior enchente de sua história, causando vítimas e prejuízos incalculáveis. /Reprodução redes sociais

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) – órgão do Governo do Estado – promove nesta semana o 1º Simulado Geral de Enfrentamento a Desastres no Espírito Santo.

A ação, que começou nesta segunda-feira (6) e segue até a quarta (8), reúne várias atividades de treinamento envolvendo equipes da Defesa Civil em vários municípios e visa à preparação para respostas rápidas em casos de desastres, como enchentes.

“Nossas equipes vão participar de um treinamento que simula a situação real de um desastre. Tudo para aperfeiçoar o tempo de resposta e a atuação integrada entre os órgãos. É só um simulado mas o objetivo é muito real. Salvar vidas e deixar o Espírito Santo cada vez mais bem preparado”, explica o  o tenente-coronel BM Rigoni, diretor-Adjunto de Operações do Corpo de Bombeiros Militar, atuando em conjunto com a Cepdec.

Nessa segunda-feira o simulado teve início com a emissão de um Boletim Meteorológico fictício, prevendo chuvas intensas para o sul do Estado. O Boletim está disponível no site: https://alerta.es.gov.br/SIMULADO.

Aviso simulado de tempestade/Divulgação

Nesta terça-feira (7), moradores de Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Alegre e Vargem Alta vão receber mensagens por SMS entre 17h e 19h, informando sobre o risco de enchente. Os moradores desses municípios não precisam adotar nenhuma providência, pois o aviso é parte do simulado. A mensagem conterá esta informação.

Na quarta-feira (8), às 07h30 da manhã, as instituições envolvidas nas ações de resposta estarão reunidas na sede da Defesa Civil Estadual, simulando a mobilização para as ações de atendimento às comunidades. Também haverá atividades de campo nos cinco municípios envolvidos no treinamento.

Também pela manhã haverá a emissão de um alerta via CellBroadcast para uma comunidade em Mimoso do Sul, informando sobre o risco iminente de rompimento de uma barragem. Este aviso chegará em formato pop-up, com texto e alerta sonoro, se sobrepondo a qualquer conteúdo que esteja na tela do celular. As pessoas que receberem o alerta não precisam adotar nenhuma providência, pois a mensagem também fará parte do simulado.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.