A Defesa Civil de Cachoeiro informa que está monitorando o nível do Rio Itapemirim que já estava na tarde desta segunda-feira (19) 0,91 m acima do nível normal. Com um temporal ocorrido na mesma tarde, houve registros de quedas de dois muros, deslizamento de pedras e alagamentos, tendo a Defesa Civil atendido chamados de diversos pontos do município.
Como a previsão é de ocorrência de mais chuvas nas próximas horas e como as águas das chuvas que também ocorrem na região do Caparaó ainda não chegaram a Cachoeiro de Itapemirim, levando para isso cerca de 10 horas. O alerta do coordenador da Defesa Civil, Carlos Miranda, é para que as pessoas fiquem atentas e acionem a Defesa Civil diante de qualquer ocorrência.
De acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil, o ‘Nível 2 de Emergência’ caracteriza-se pela ocorrência de chuvas de média intensidade, com risco de ocorrência de potenciais danos e prejuízos, ou ocorrência de danos pontuais. Considera-se uma chuva de intensidade média quando atinge uma precipitação de 20 a 50 mm/h e/ou elevação do nível do Rio Itapemirim entre 1 a 2 metros acima do normal. Conforme a medição da Defesa Civil, na madrugada desta terça-feira, à 01:00h o nível do rio estava com 0.99m (Subindo). Estabilizou às 5h em 1.23m e voltou a subir. Às 11 horas o nível tinha atingido 1.41m.
Acompanhe o monitoramento pelo link https://www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao/ . Em casos de urgência, acione a Defesa Civil pelos telefones (28) 98814-3497 ou 199.