‘Defesa Civil Alerta’ é disparado pela 1ª vez durante chuvas

As pessoas em locais de risco iminente de alagamentos, inundações e escorregamento de enconstas receberam a notificação no celular

Por Redação
Foto: Divulgação/Governo ES

 

Durante as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória na tarde desta segunda-feira (23), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) emitiu pela primeira vez um alerta de chuvas intensas, por meio do Sistema Defesa Civil Alerta.

As pessoas em locais de risco iminente de alagamentos, inundações e escorregamento de encostas receberam a notificação de ‘alerta severo’ no celular. A mensagem se sobrepõem a qualquer conteúdo que esteja na tela do aparelho.

De acordo com a Defesa Civil, o objetivo é que todas as pessoas que estejam nas áreas atingidas pelas chuvas permaneçam atentas e adotem medidas de prevenção, caso percebam piora do cenário.

Como funciona?

Os alertas são enviados por meio da tecnologia cell broadcast, um método de envio de mensagens de forma simultânea, para vários usuários de telefones móveis em uma área definida.

A mensagem chega para todos os aparelhos de telefonia móvel conectados às torres de telefonia da área considerada em risco emergencial. Para que os telefones recebam os alertas, é necessário que o aparelho esteja conectado à rede móvel local.

Aparelhos em modo avião ou desligados não recebem a notificação.

Cadastro não é necessário

Para receber a mensagem não é necessário fazer cadastro prévio, nem fazer download de aplicativo. Também não é obrigatório ser morador da região da área em risco. Os telefones que estiverem conectados às torres de telefonia no momento do disparo do alerta recebem a mensagem.

Devido à tecnologia utilizada, aparelhos fabricados até 2020 poderão, ou não, receber o alerta.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.