Ele trabalha sem descanso, impulsiona a vida a cada batida e guarda curiosidades impressionantes. O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e entender como ele funciona é essencial para manter o bem-estar em todas as fases da vida.
De acordo com o Coordenador Regional da Cardiologia da MedSênior, Dr. Augusto Neno, conhecer o próprio corpo e adotar hábitos saudáveis faz toda a diferença na prevenção de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil. “Cuidar do coração é cuidar da vida. A informação é uma grande aliada na busca por mais saúde e longevidade”, afirma.

Segundo o especialista, o coração vai muito além da função de bombear sangue: ele é uma máquina complexa e cheia de curiosidades que ajudam a compreender sua importância. Confira algumas delas:
1 – O coração bate 100 mil vezes ao dia.
O coração é um músculo que trabalha sem parar e suas batidas são a “prova” de que ele está o tempo todo na “ativa”. Ao longo da vida, o coração de uma pessoa com a média de 80 anos terá batido cerca de 3 bilhões de vezes.
2 – Consegue bombear 5 litros de sangue por minuto
A cada minuto, o coração consegue bombear cerca de 5 litros de sangue. Em um ano, isso equivale a mais de 2,5 milhões de litros circulando pelo corpo.
3 – Tem eletricidade própria
O coração possui um sistema elétrico interno capaz de gerar impulsos sozinho, mesmo se estiver fora do corpo por um curto período. Por isso, ele é considerado um órgão “autônomo”.
4 – Emoções mexem com ele de verdade
Situações de estresse, alegria, medo, susto ou paixão alteram a frequência cardíaca. Tanto que existe até uma condição chamada “síndrome do coração partido”, em que emoções intensas podem causar sintomas parecidos com os de um infarto.
5 – Do tamanho de uma mão fechada
Apesar de ser tão poderoso, o coração é relativamente pequeno: tem, em média, o tamanho da mão fechada da própria pessoa.
6 – O coração “fala” com o cérebro
Pesquisas mostram que o coração envia mais sinais para o cérebro do que o contrário, influenciando emoções, atenção e até a tomada de decisões.
7 – Atividade física fortalece o músculo cardíaco
Assim como qualquer músculo, o coração também pode ser fortalecido com exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo e natação.
8 – O coração é péssimo em se consertar
Quando uma pessoa comum tem um ataque cardíaco ou uma lesão cardíaca, o que geralmente acontece é que parte do músculo cardíaco morre e nunca se recupera. Ele se repara formando uma cicatriz – mas a parte do músculo perdida não vai voltar, o que acaba atrapalhando o movimento de contração. Por isso, é tão importante prevenir.
9 – A dificuldade de recuperação do músculo está diretamente ligado ao fato dele não poder parar
O tecido do músculo cardíaco não se repara da mesma forma que o músculo esquelético porque ele não pode “parar” para que essa reparação aconteça. E essa pausa é necessária para a reconstrução (lembre-se das pausas recomendadas pelos professores quando treinamos um determinado músculo na academia).
Cuidar do coração é essencial para manter a qualidade de vida em todas as fases, mas ganha ainda mais importância com o avanço da idade. Pensando nisso, a MedSênior investe em programas de acompanhamento, prevenção e promoção da saúde, ajudando seus beneficiários a adotarem hábitos que fortalecem esse órgão tão vital.
Com uma equipe multidisciplinar e foco no Bem Envelhecer, a operadora reforça que pequenas escolhas no dia a dia — como praticar exercícios, manter uma alimentação equilibrada e realizar check-ups periódicos — fazem toda a diferença para que o coração siga batendo forte e cheio de vida.





