Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, registrou nesta quarta-feira (9) o primeiro caso de meningite bacteriana neste ano. O paciente é um menino de 9 anos que, após atendimento inicial no pronto-socorro do Hospital de Domingos Martins, foi transferido para um hospital particular em Vitória, por decisão da família, que possui plano de saúde.
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou já ter adotado todas as medidas de controle recomendadas pelo Ministério da Saúde. Equipes da Vigilância em Saúde realizaram uma busca ativa dos contatos próximos do paciente e iniciaram as ações preventivas, incluindo o fornecimento de medicação profilática.
A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a agilidade no atendimento.
“Mobilizei toda a equipe de saúde para garantir rapidez no tratamento profilático. Contamos ainda com o apoio da médica sanitarista Adalzira Ferreira Pagani, da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana, que contribuiu para agilizar os exames e a medicação em tempo recorde”, declarou.
A Prefeitura de Domingos Martins orienta a população a ficar atenta aos principais sintomas da meningite bacteriana, que incluem:
-
Dores nas costas, músculos ou pescoço
-
Febre, calafrios, fadiga ou tremores
-
Náuseas ou vômitos
-
Manchas vermelhas na pele ou erupções
-
Sensibilidade à luz, confusão mental, sonolência ou irritabilidade
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Algumas formas da doença são preveníveis com vacina.
Em caso de sintomas ou dúvidas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (27) 93618-1877. “Prevenção e atendimento rápido são fundamentais para salvar vidas”, alerta.