Cresce número de mortes em acidentes com bicicletas no ES

De acordo com o Detran-ES, foram 39 mortes registradas com bicicletas no Espírito Santo

Por ES360
Foto: Reprodução NorteNotícia

Regras para bicicletas elétricas

Depois de Vitória, os vereadores da Câmara Municipal de Linhares, no norte do Espírito Santo, também aprovaram por unanimidade o projeto de lei que institui o “Programa Bike Legal” e cria regras para o uso de bike elétricas no município. A aprovação acontece em meio ao aumento no número de acidentes registrados como o que aconteceu recentemente na Praia da Costa, em Vila Velha. Na ocasião, um homem acabou atropelado pela bicicleta enquanto caminhava no calçadão.

O projeto é inspirado em norma que já virou lei em Vitória, de autoria do vereador Aylton Dadalto. Pela regra, os condutores deverão circular somente em locais autorizados pela prefeitura.

Limites de velocidade:

* 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;

* 25 km/h em vias públicas sem ciclovia ou ciclofaixa;

* 32 km/h nos demais locais autorizados.

A Câmara de Vitória aprovou, em março deste ano, o Projeto de Lei nº 144/2025 que estabelece normas para o uso de bike elétrica na capital. A matéria foi sancionada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Batizado de “Bike Legal”, a proposta regulamenta a circulação desses veículos, além de promover ações educativas e ampliar a segurança no trânsito.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.