Os recentes acidentes envolvendo bicicletas acendem o alerta para o aumento do número de ocorrências envolvendo esse tipo de veículo. Na última quinta-feira (16), uma idosa de 82 anos foi atropelada em cima da calçada por um condutora que trafegava com uma bicicleta elétrica. De acordo com dados do Detran-ES, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 96 acidentes com bicicleta no estado contra 95 do mesmo período do ano passado.
O número, claro, pode ser ainda maior, já que a maioria das colisões e quedas sem gravidades não são registradas. Mas o que chama atenção mesmo são os números envolvendo mortes. Segundo dados do Observatório de Estatística de Trânsito do Detran-ES, foram 25 mortes registradas em 2024 de janeiro a setembro contra 39 no mesmo período deste ano.
Os números de pessoas que sofreram ferimentos em acidentes com bicicletas, no entanto, reduziu. Entre janeiro e setembro deste ano, foram contabilizadas em todo o estado 57 vítimas contra 70 no ano passado.
Falta de registro e aumento das bikes elétricas
O número real de ocorrências pode ser ainda maior. Muitas vítimas de quedas, colisões leves ou atropelamentos envolvendo bicicletas e bicicletas elétricas não registram boletim de ocorrência. A ausência de placas, a informalidade no uso e a falta de regulamentação específica para os modelos elétricos dificultam o controle estatístico e a fiscalização.
Autoridades de trânsito reforçam a importância de condutores e ciclistas adotarem comportamentos seguros, respeitando o limite de velocidade e o compartilhamento das vias. Campanhas educativas também têm sido reforçadas pelo Detran-ES e prefeituras municipais, especialmente nas regiões com maior fluxo de ciclistas, como Vitória, Vila Velha e Serra.
ACIDENTES ENVOLVENDO BICICLETA – ES
Ano de 2024
-
Total de Sinistros com Bicicletas: 124
-
Sinistro com vítima parcial: 89
-
Quantidade de vítimas fatais: 35
Janeiro a Setembro de 2024
-
Total de Sinistros com Bicicletas: 95
-
Sinistro com vítima parcial: 70
-
Quantidade de vítimas fatais: 25
Janeiro a Setembro de 2025
-
Total de Sinistros com Bicicletas: 96
-
Sinistro com vítima parcial: 57
-
Quantidade de vítimas fatais: 39
Fonte: Observatório de Estatística de Trânsito DETRAN-ES
Acidentes na Serra
A Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Operação de Trânsito (DOT), reforça a importância da atenção e do respeito às regras de trânsito, especialmente em relação aos ciclistas. Em 2025, até o mês de outubro, o município registrou 19 acidentes envolvendo bicicletas, com 19 vítimas não fatais. No ano anterior, em 2024, foram contabilizados 26 casos, também com 26 vítimas não fatais.
O DOT destaca que a colaboração de todos, motoristas, ciclistas e pedestres, é fundamental para reduzir acidentes. Além disso, o município mantém ações de conscientização e fiscalização, orientando sobre o uso correto de equipamentos de segurança, sinalização adequada e respeito à prioridade de ciclistas nas vias.
A reportagem procurou as demais prefeituras da Grande Vitória. Vitória e Cariacica informaram que não tinham esses números específicos. Já a prefeitura de Vila Velha não respondeu.
Regras para bicicletas elétricas
Depois de Vitória, os vereadores da Câmara Municipal de Linhares, no norte do Espírito Santo, também aprovaram por unanimidade o projeto de lei que institui o “Programa Bike Legal” e cria regras para o uso de bike elétricas no município. A aprovação acontece em meio ao aumento no número de acidentes registrados como o que aconteceu recentemente na Praia da Costa, em Vila Velha. Na ocasião, um homem acabou atropelado pela bicicleta enquanto caminhava no calçadão.
O projeto é inspirado em norma que já virou lei em Vitória, de autoria do vereador Aylton Dadalto. Pela regra, os condutores deverão circular somente em locais autorizados pela prefeitura.
Limites de velocidade:
* 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;
* 25 km/h em vias públicas sem ciclovia ou ciclofaixa;
* 32 km/h nos demais locais autorizados.
A Câmara de Vitória aprovou, em março deste ano, o Projeto de Lei nº 144/2025 que estabelece normas para o uso de bike elétrica na capital. A matéria foi sancionada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Batizado de “Bike Legal”, a proposta regulamenta a circulação desses veículos, além de promover ações educativas e ampliar a segurança no trânsito.





