O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) recomendou que sejam realizadas intervenções na Ponte Agostinho Galdino, localizada no bairro Pedro Vitali, em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo. Após vistorias técnicas, foram apontadas evidências de que existe iminente risco na obra.
“Após análise multidisciplinar do conjunto de informações coletadas durante a inspeção, bem como os levantamentos de documentos realizados por nossas equipes, constatamos evidências de que há grave e iminente risco na obra de engenharia que está sendo executada na ponte Agostinho Galdino”, alertou o presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva.
As equipes recomendam a necessidade de isolamento da área e restrição de acesso ao local até que um laudo, que comprove a estabilidade da estrutura, seja apresentado.
De acordo com o Conselho, a ação foi demandada por denúncias e demandas de moradores, profissionais e órgãos públicos. “O objetivo da ação e orientação do Conselho é mitigar os riscos para trabalhadores, transeuntes e moradores do local. Entre as recomendações emitidas pela instituição, há a orientação de realizar, por meio de empresas e ou profissionais especializados e legalmente habilitados, análise e laudo conclusivo do projeto e da execução da obra”, explicou o órgão.
Anomalias na estrutura metálica
Foto: Divulgação/Crea-ES
Conforme as apurações das equipes, existem indícios e evidências de anomalias na estrutura metálica. “Sugere-se, também, que observem, de maneira especial, os parafusos e perfis de aço, bem como manifestações patológicas de corrosão na estrutura metálica, localizada abaixo do tabuleiro da ponte, podendo colocar em risco os profissionais que estão trabalhando no local, usuários e pedestres que circulem próximo à região.”