Cerca de 9,5 mil servidores da Prefeitura de Vitória trabalham de casa neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19), o que representa 70% do efetivo da administração municipal. A produtividade deles está sendo acompanhada pelos gestores diretos e pelos sistemas utilizados na PMV.
A virtualização do trabalho dos servidores e a avaliação da produtividade só foram possíveis devido à infraestrutura criada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), bem como dos sistemas desenvolvidos.
“A equipe da Sub-TI trabalha permanentemente para tornar mais eficiente o trabalho dos servidores. Conseguimos dar essa facilidade porque chegamos a um nível de informatização que nos possibilitou deixar os processos mais inteligentes. Agora, diante desta pandemia, estamos dando condições técnicas dos servidores em home office continuarem a prestar serviços de qualidade a quem precisar”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.
Otimização
“A PMV possui sistemas, desenvolvidos pela Sub-TI, que permitiram implantar uma administração 100% digital, por meio do escritório remoto, através do qual os servidores podem acessá-los de casa como se estivessem em seus próprios computadores na Prefeitura. Uma prova de que esse trabalho está funcionando bem é que a Fazenda está atendendo mais on-line do que presencialmente. Também há agilidade nos licenciamentos na Sedec e também em maior quantidade. Os tempos de tramitação de processos reduziram”, disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Alberto Salume.
Produtividade
Ele lembrou que o acompanhamento da produtividade dos servidores é feito pelo próprio sistema, que permite o controle para saber os acessos e quais sistemas estão sendo consumidos, e também pelas próprias chefias, que ficaram com a responsabilidade de organizar os trabalhos virtuais em cada setor.
“Temos visto resultados positivos. É uma conquista para o cidadão porque a PMV, em expediente on-line, conseguiu manter a qualidade dos serviços e melhorou em alguns casos. Vivemos em uma situação inédita, mas podemos comemorar vitórias nesse processo virtual. A estrutura da PMV foi mantida e todo o fluxo foi adaptado para acontecer de forma virtual. Pretendemos ampliar o home office quando for possível o retorno aos atendimentos presenciais. Esta experiência serviu para mostrar que boa parte dos servidores pode fazer expedientes de casa, melhorando qualidade de vida do servidor e também reduzindo o custeio da máquina pública”.