Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
Fiscais da Prefeitura de Vitória fazem vistorias em comércios de todas as regiões da capital para checar se os estabelecimentos estão cumprindo os decretos estaduais e municipais do período de pandemia do coronavírus.
Até agora, 701 estabelecimentos foram fechados permanentemente em toda a cidade, quando o funcionamento era irregular e não seguia as normas municipais e estaduais do isolamento social, ou para regularização em até 24 horas, como nos locais que só podem funcionar na forma de delivery ou take-away ou onde os funcionários não usavam máscaras para proteção contra a Covid-19.
Nesta sexta-feira (1º), os trabalhos foram intensificados na Grande São Pedro, Bonfim, Santa Martha e Andorinhas. Houve o fechamento de um bar em Santa Martha e dois em Andorinhas. Nestes quatro locais, 61 estabelecimentos já foram fechados, sendo 42 só em São Pedro e 14 em Santa Martha.
Uma região com grande número de denúncias é Jardim Camburi, onde foram fechados 116 estabelecimentos. Em Jardim da Penha, foram 88 e na Praia do Canto, 37.
Os trabalhos são feitos a partir de denúncias via 156 referentes ao funcionamento de atividades suspensas ou que podem funcionar atendendo a restrições de horários e normas sanitárias.
“Nosso trabalho é preventivo e orientativo. Não aplicamos multas. Fazemos a conscientização do empreendedor sobre a importância de obedecer às regras estabelecidas nos decretos. A operação vai continuar em toda a capital”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.
A equipe de fiscalização integrada da Prefeitura de Vitória, composta por fiscais de Posturas, da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar.
Quem desejar informar aglomerações de pessoas ou alguma atividade comercial suspeita pode fazer pelo 156 ou pelo aplicativo Vitória Online.