Com 21 seleções classificadas, a Copa do Mundo de 2026 define novas vagas nesta segunda-feira e nos próximos dias de Data Fifa. Na Europa, a Uefa pode conhecer seus primeiros representantes para o Mundial, enquanto a África conhecerá, obrigatoriamente, seus últimos classificados nesta semana.
O continente africano tem direito a nove vagas à Copa do Mundo. Destas, cinco já estão preenchidas por Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. Nesta segunda-feira, Cabo Verde e Camarões entram em campo em busca da classificação para a Copa do Mundo.
Cabo Verde lidera o Grupo D, com 20 pontos. Se vencer Eswatini nesta segunda-feira, já garante a vaga, sem precisar de quaisquer outros resultados. Em caso de empate, precisará torcer para um tropeço de Camarões contra Angola. As duas postulantes à vaga jogam em casa.
Na terça-feira, 14, Costa do Marfim e Senegal entram em campo e são favoritas para garantir a vaga à Copa do Mundo. Dependendo apenas de si, precisam de simples vitórias contra Quênia e Mauritânia, respectivamente. Na cola, Gabão e República Democrática do Congo torcem por um tropeço dos rivais para “roubar” a classificação na última rodada.
O Grupo C, por fim, é o mais disputado da África até aqui. Isso porque três seleções chegam à última rodada com chances de se classificar: Benim, África do Sul e Nigéria. Líder da chave, Benim depende apenas de si, mas enfrenta a Nigéria fora de casa, que ainda sonha com a vaga. A África do Sul precisa de uma combinação de resultados entre as rivais para cravar sua ida ao Mundial nesta terça-feira.
Favoritas da Europa podem definir classificação
Cinco seleções europeias chegam nessa semana com chances de garantir sua vaga. Nesta segunda-feira, 13, Suíça e França entram em campo e podem assegurar a classificação com uma combinação de resultados. Para os suíços, basta vencer a Eslovênia e torcer por um tropeço de Kosovo diante da Suécia, fora de casa.
Já os franceses, finalistas em 2018 e 2022, se classificam com vitória sobre a Islândia somada a um empate ou derrota da Ucrânia contra o Azerbaijão.
Na terça-feira, é a vez de Portugal e Inglaterra. A missão dos ingleses é teoricamente mais fácil, já que basta derrotar a Letônia, fora de casa, sem precisar de quaisquer outros resultados. Já para os portugueses, que derrotaram a Irlanda no fim de semana, é necessário um triunfo sobre a Hungria e um tropeço da Armênia diante dos irlandeses.
Mesmo sem entrar em campo, a Noruega também pode comemorar a vaga nesta semana. Se a Itália, que joga em casa, não vencer Israel, Erling Haaland e companhia podem garantir seu retorno ao Mundial pela primeira vez desde 1998 de forma matemática. Na prática, pelo saldo de gols dos noruegueses, a ida à Copa é uma questão de tempo.
Quais seleções já se classificaram para a Copa do Mundo de 2026?
Argélia (África)
Argentina (América do Sul)
Austrália (Ásia)
Brasil (América do Sul)
Canadá (país-sede)
Colômbia (América do Sul)
Coreia do Sul (Ásia)
Egito (África)
Equador (América do Sul)
EUA (país-sede)
Gana (África)
Irã (Ásia)
Japão (Ásia)
Jordânia (Ásia)
Marrocos (África)
México (país-sede)
Nova Zelândia (Oceania)
Paraguai (América do Sul)
Tunísia (África)
Uruguai (América do Sul)
Uzbequistão (Ásia)