No início da tarde desta sexta-feira (07), 15 cooperativas capixabas que atuam no transporte escolar de estudantes das redes estadual e municipal realizaram uma carreata para reivindicar o apoio do poder público durante esse período de pandemia.
A concentração foi marcada para às 10h30 na via lateral da BR-101, na Serra, e seguiria se encontrando com outros motoristas de região metropolitana de Vitória, o destino final foi o Palácio Anchieta no Centro de Vitória. “A expectativa é que pelo menos 150 veículos (10% da frota) participem do momento.”, informou o Sistema OCB Espírito Santo.
Segundo o sistema, a manifestação tem o objetivo de cobrar do poder público ações que possam reduzir os efeitos da pandemia para os profissionais do segmento de transporte. “Desde março, quando o período de isolamento social começou, houve a suspensão das aulas presenciais e, em consequência, a suspensão dos contratos de transporte escolar.”
Desde o início do período de isolamento social, no mês de março, o prejuízo já supera R$ 8 milhões. Com isso, 1.571 cooperados e 254 trabalhadores celetistas que atuam nessas cooperativas, e que eram responsáveis pelo transporte diário de 77 mil alunos em 34 municípios, tiveram sua fonte de renda impactada.
A organização da manifestação destaca que a reivindicação não cobra o retorno das aulas, uma vez que essa decisão será tomada pelos órgãos competentes e no momento certo, de modo a garantir que a volta das atividades ocorra de maneira segura e com os procedimentos necessários.
Direto da Redação
Rede SIM