Na última semana, o Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid) reforçou as recomendações das autoridades sanitárias junto às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) da capital e monitorou as medidas que estão sendo adotadas para evitar e prevenir a disseminação do novo coronavírus.
A presidente do Comid, Germania Maria Freire de Menezes, ressalta que as pessoas idosas que vivem nas instituições representam grupo de alto risco, uma vez que tendem a ser mais frágeis.
Para isso, as visitas de familiares e do público externo devem ser evitadas e os idosos devem evitar sair dos locais e também as atividades grupais. O Comid recomenda que os cuidados com a higiene e os profissionais de saúde que trabalham com esse segmento populacional também devem ser redobrados.
“É urgente juntarmos forças (gestores públicos, sociedade civil e todos os atores que compõem o sistema de garantia de direitos) para que as medidas de prevenção para conter a propagação do vírus sejam implantadas em caráter de urgência, principalmente os mais vulneráveis. O Comid, através da Comissão de Normas e Registro, está à disposição para colaborar no que for necessário para o enfrentamento da pandemia”, disse Germania.